Categories: Geral

Plano para celular pós passa pré-pago pela primeira vez

O número de usuários de celulares pós-pagos ultrapassou o de pré-pagos pela primeira vez no país, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A modalidade começou a crescer no país em 2015, ano de crise econômica, passando de 71 milhões de chips naquele ano para 114 milhões em 2020.

A preferência por planos pós-pagos — que superaram os pré-pagos em mais de 1 milhão de usuários em setembro — pode ser atribuída também à maior necessidade de acesso à internet. Durante a pandemia da Covid-19, o uso de celulares para acompanhar aulas remotas, ferramentas de trabalho e outros programas virtuais impulsionou a busca por pacotes de banda larga.

Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgada nesta segunda-feira (9) confirmou o aumento desta demanda: 37% dos estudantes e 41% dos trabalhadores têm o celular como principal meio para acompanhar aulas e realizar atividades profissionais.

Segundo o coordenador do programa de Telecomunicações do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), Diogo Moyses, os planos pré-pagos são mais acessíveis, mas oferecem um acesso de “segunda classe”.

“Neles, o consumidor passa a maior parte do tempo com a internet bloqueada, porque não coloca créditos o tempo inteiro”, explica. “O que gera tanto uma autocensura no uso da rede, para reduzir o consumo dos créditos, quanto um problema prático, quando o acesso é bloqueado ou reduzido. Portanto, a busca do pós-pago é justificada pela necessidade da conectividade contínua, ininterrupta, à semelhança da internet fixa”, completou.

Embora a modalidade pós-paga traga maior retorno financeiro às operadoras e esteja em expansão entre usuários, ela é também líder em reclamações: em 2019, foram 1.043.533 de queixas sobre celulares pós-pagos, ante 377.296 para pré-pagos.

Embora o celular esteja sendo o principal dispositivo de acesso à internet durante a pandemia, as formas de acompanhar aulas remotas e desempenhar atividades profissionais online não são as mesmas para todos os brasileiros. “A forma de uso da rede pelas diferentes classes sociais, para trabalhar e estudar, deixam ainda mais claro as desigualdades existentes no país”, afirma o secretário-executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser.

A pesquisa do comitê descobriu que, enquanto 45% dos estudantes das classes A e B utilizam notebooks para acompanhar aulas, apenas 10% das classes D e E recorrem ao mesmo método.

Entre os trabalhadores, 84% das classes de menor renda dependem apenas dos celulares para acessar a internet — o computador é o método preferido para 77% das classes mais altas.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Rosas de Ouro promove curso livre de adereços para figurinos de Carnaval

Oportunidade. A Sociedade Rosas de Ouro realiza a segunda edição do curso livre para capacitar novos aderecistas para figurinos de…

17 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Neto de Anísio assume vice-presidência da Beija-Flor

Rio. Thiago David foi nomeado o novo vice-presidente da Beija-Flor de Nilópolis após uma reunião interna da diretoria da escola.…

46 minutos ago
  • Carnaval/RJ

União da Ilha fará final de samba-enredo em agosto

BA-DER-NA! Maria do Povo: Ilha divulga seu enredo para o Carnaval 2025: BA-DER-NA! Maria do Povo é o enredo da…

52 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Marcello Novaes se despede da Globo após 36 anos

Televisão. Mais um ator está se despedindo da Rede Globo.  Marcello Novaes, de 61 anos, que estreou na novela Vale Tudo,…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Museu do Samba é declarado Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro

Governador Claudio Castro sancionou lei de autoria da deputada estadual Dani Balbi; instituição localizada na Mangueira possui o maior acervo…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Catia Paganote revela bullying quando era paquita

Revelação. A ex-paquita Catia Paganote, em momento de desabafo em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV apresentado por Rachel…

3 horas ago