EUA: pesquisador descobre que coronavírus é capaz de ‘recortar e colar’ no DNA humano

Pesquisa científica. Foto: Carlos Magno

Pesquisa científica. Foto: Carlos Magno

O coronavírus, causador da Covid-19, é capaz de “recortar e colar” seu material genético no DNA humano, fazendo com que células do organismo produzam proteínas do vírus, mesmo na ausência do micróbio.

A descoberta, anunciada nesta quinta-feira (6), em estudo do biólogo molecular Rudolf Jaenisch, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, oferece uma explicação para o caso de algumas pessoas que continuam testando positivo para a doença, mesmo depois de recuperadas.

Em artigo publicado na revista PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estado Unidos, o cientista descreve com seus colaboradores um experimento no qual infectou culturas de células humanas com o vírus Sars-CoV-2 e depois realizou sequenciamento genético do tecido vivo exposto ao patógeno:

“A infecção prolongada pelo RNA do Sars-CoV-2 e a recorrência de de testes RT-PCR positivos foi amplamente reportada em pacientes após a recuperação de pacientes da Covid-19, mas alguns desses pacientes não parecem estar expelindo vírus infecciosos. A integração e a transcrição de sequências virais podem portanto contribuir para a detecção de RNA por PCR em pacientes depois da infecção e recuperação clínica dos pacientes”.

Jaenisch, um dos biólogos moleculares mais conhecidos em seu meio de pesquisa por seu trabalho com células-tronco e clonagem, foi um dos descobridores desse tipo de fenômeno. Na década de 1970, ele mostrou que vírus são capazes de implantar material genético no DNA de mamíferos.

+ Sidney Rezende: Embaixador chinês deve ficar enlouquecido com crises do Brasil

+ Mãe que foi para festa e deixou gêmeos sozinhos tem prisão decretada; um dos bebês morreu

+ Barroso diz que PEC do voto impresso vai gerar o caos

+ Vigorou! Viviane Araújo vai convidar Gil do BBB para o Salgueiro

+ Em biografia, Sérgio Mamberti fala da perda da mulher e do companheiro

+ WhatsApp libera transferências de dinheiro; saiba como funciona

Comentários

 




    gl