Confira seis dicas para manter a saúde dos cabelos

Penteado em cabelo feminino. Foto: Pikist

Penteado em cabelo feminino. Foto: Pikist

O Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), celebrado nesta quinta-feira (7) provocou uma reflexão no sentido de repensarmos nossos hábitos e darmos atenção para questões ligadas à nossa saúde e bem-estar. Mas será que você está atento também aos cuidados com a sua saúde capilar? Ficou na dúvida? Então veja abaixo algumas dicas para você ter um cabelo saudável e bonito!

Como cuidar da saúde capilar

A exposição e agressões do dia a dia, somadas aos produtos e aparelhos que passamos no nosso cabelo, fazem com que as nossas fibras capilares percam os nutrientes naturais. Por isso, é indispensável pensar caminhos para repor essas proteínas que perdemos diariamente. A mudança de hábitos e o uso de produtos com esse foco têm papel importante nesse processo.

Hábitos que fazem a diferença na saúde dos cabelos

– A nossa rotina pode contribuir com o fortalecimento dos cabelos, tornando-os mais saudáveis. Para tanto, é importante começar pela alimentação, dando mais atenção ao que se come no dia a dia. Proteínas, vitaminas e minerais consumidos na medida correta podem influenciar diretamente no crescimento dos seus fios, por isso, busque sempre por alimentos ricos em nutrientes.

– Atenção ao excesso de doces. O açúcar aumenta a quantidade de insulina no sangue, causando um desequilíbrio hormonal. Isso atrapalha o funcionamento dos folículos capilares, impedindo a entrega de nutrientes. Com o
exagero, os fios passam a crescer menos e de maneira menos saudável.

– Algumas pessoas podem recorrer a suplementos por conta própria e isso pode causar alterações hormonais, e até mesmo ocasionar a queda capilar. O uso desses remédios precisa ser acompanhado por um profissional de preferência médico nutrólogo, dermatologista ou nutricionista para ajudar na identificação do que é necessário repor.

– Na hora do banho, procure evitar lavar o cabelo com água quente. A água fria ou morna ajuda a manter as cutículas (parte externa dos fios) fechadas, evitando a desidratação e a danificação dos fios.

– Se você costuma usar aparelhos que emitem calor diretamente nos fios, como secadores ou chapinhas, é importante utilizar um protetor térmico antes, para ajudar a criar uma barreira protetora.

Leia também:

+ Como acabar com a oleosidade do cabelo: dicas práticas para evitar problema nos fios

+ Existe uma maneira correta de secar o cabelo: Saiba qual é

Comentários

 




    gl