Existe uma maneira correta de secar o cabelo: Saiba qual é

Cabelos. Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Dizem que o cabelo é a moldura do rosto e confere uma harmonia estética a ele. Há muitos que o encaram como um acessório para externar a sua personalidade. Quando se trata de cabelo, muitas são as crenças e técnicas diferentes que cada pessoa tem para cuidar e arrumar as suas madeixas. Principalmente quando se diz respeito à secagem, que faz parte do processo de finalização do visual. Mas de acordo com o pesquisador da Universidade de Cambridge, Tim Moore, existe sim um jeito certo para secar o cabelo que vai garantir a saúde dos fios.

Ao contrário do que se pensa, o secador de cabelo é um aliado e deixar os fios secarem naturalmente é maléfico e os torna mais frágeis e quebradiços – mesmo para quem tem cabelos cacheados.

Isso porque quando os cabelos estão molhados, os fios absorvem toda a água, “inchando” o córtex – uma camada que proporciona força e elasticidade do cabelo – deixando-o muito vulnerável. Quanto maior o tempo em que os fios permanecerem úmidos, mais quebradiços ficarão. Por isso, o certo é usar o secador numa temperatura adequada, para evitar esse tipo de dano.

Segundo Moor, é necessário ter alguns cuidados para ter os cabelos sempre macios e brilhantes, antes e durante o uso do aparelho. Conheça quais são as melhores dicas do pesquisador para secar o seu cabelo de maneira correta e garantir que ele fique sempre saudável.

1 – Use produtos que se dão bem com o seu cabelo

E isso não significa que você deva comprar os mais caros, de acordo com Moore. O preço nem sempre define a qualidade, e no final das contas cada cabelo tem uma aceitação diferente aos produtos. O resultado de ter os cosméticos adequados é garantir a saúde e nutrição dos fios, e os deixará com uma melhor aparência após a secagem.

2 – Tire o excesso com a toalha

Antes de usar o secador, retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha. O ideal é usar aquelas com tecido de microfibra para evitar o atrito. Não se deve esfregar, nem torcer os fios. Quando eles estão molhados, ficam mais sujeitos a se quebrarem. Esse hábito evita ainda o efeito frizz.

3 – Não use pente

Os pentes, principalmente os com dentes finos, podem forçar o desembaraçamento, e quebrar os fios. Opte pelas escovas de cerdas grandes e espaçadas e faça movimentos suaves por todo o comprimento do cabelo.

4 – Invista em protetor de fios

Apesar de o secador ter sido aliado como benéfico, o calor excessivo emitido por ele pode queimar as estruturas capilares, quando mal usado. Para garantir a proteção ideal, Moore recomenda o uso de sprays protetores térmicos.

5 – A secagem ideal

Para fazer a secagem ideal usando o secador, o ideal é separar o cabelo em mechas e manter o bico com cerca de 15 cm de distância do couro cabeludo. Quando perceber que os fios estão quase secos, aumente a temperatura. Ao terminar, passe rapidamente o jato frio para selar as cutículas.

Uma ideia amplamente difundida entre os cabeleireiros é começar a secar de baixo para cima para garantir o volume, mas de acordo com Moore, isso não é necessário. Basta colocar o bico do secador mais perto do couro cabeludo para deixar volume. Isso vais estimular a raiz e deixá-la mais volumosa. Mas atenção à temperatura, nesse caso não pode ser tão alta. Quem tem cabelos cacheados deve usar o difusor.

6 – O que não fazer

O pesquisador lembra ainda do quão prejudicial é dormir com os cabelos molhados. Além de favorecer o frizz, pode criar fungos no couro cabeludo e gerar muitos outros problemas de saúde capilar.

Outro ponto importante é: nunca use chapinha com o cabelo úmido. Esse hábito é tão prejudicial quanto passar o secador com o cabelo encharcado. O resultado disso será fios opacos e quebradiços.

Comentários




    gl