Como corrigir hábitos e posturas que prejudicam o seu pescoço

Foto: Pikist

Foto: Pikist

Nada pior que acordar com aquele torcicolo incômodo, mas saiba que a culpa disso pode ser de alguns hábitos e posturas que você tem e nem sequer imagina que podem prejudicar o seu pescoço e a região cervical.

A coluna cervical é responsável pelos movimentos da cabeça e do pescoço. Trata-se da região mais flexível da coluna em relação aos movimentos. Além disso, é uma área repleta de terminações nervosas que se ramificam para os ombros, mãos e braços.

De acordo com a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em RPG e Pilates, os problemas que afetam a região cervical podem causar dores e redução dos movimentos no pescoço.

A consciência corporal é muito importante no dia a dia. A partir do momento que percebemos que estamos numa postura ruim é muito mais fácil nos corrigirmos. Muitas atividades como o Pilates, a ioga e a dança, por exemplo, contribuem para aumentar a percepção dos nossos movimentos no dia a dia”, explica a profissional.

A seguir, a especialista elaborou uma lista com hábitos e posturas inadequadas e elencou também recomendações para reduzir o risco de lesões e problemas no pescoço e na região cervical:

1- Abaixar a cabeça para usar o celular

A vida hoje está, literalmente, na palma da mão. Por meio do celular é possível realizar quase todas as atividades do dia a dia. Mas, a maioria das pessoas adota uma postura inadequada ao usar o telefone.

É muito comum que ao usar um celular as pessoas abaixem a cabeça, o que leva a região da cervical a se curvar para frente. Esse vício de postura pode evoluir para uma hipercifose, a famosa corcunda do pescoço. A postura correta para usar o celular é levá-lo à altura dos olhos. O ideal é sentar-se com os braços apoiados para não sobrecarregar os ombros.

2- Colocar as mãos na cintura

Sabe aquela mania de colocar as mãos na cintura? Seja na fila da padaria, no ponto de ônibus ou em uma roda de amigos, essa postura sobrecarrega o pescoço e os ombros. A melhor postura para quando você está de pé é deixar os braços soltos ao lado do corpo.

3- Usar travesseiros altos ou baixos demais

Certamente, um travesseiro ruim pode ser o pior inimigo do seu pescoço. Travesseiros altos demais ou duros demais podem acabar com a saúde da cervical. Nesses casos, podem ocorrer dores e inflamação nos nervos que fazem parte da região do pescoço. Logo, o item deve ser usado de forma com que a altura se encaixe entre a cabeça e o colchão. O travesseiro não pode ser nem muito alto, nem muito baixo, nem muito duro e nem muito mole.

4- Segurar o telefone com o rosto e o pescoço

Quando as mãos estão ocupadas, o que resta é segurar o celular entre o pescoço e o ombro. Esse péssimo hábito pode causar um torcicolo, pois deixa a musculatura do pescoço totalmente contraída. Caso a ligação seja demorada, o risco de isso acontecer é bem grande. E a dica é: faça uma coisa por vez!

5- Pescoço para cima ou para baixo no computador

Para quem trabalha diante de um computador, esse pode ser um dos maiores vilões da saúde do pescoço. O vício de postura mais comum, nesses casos, é abaixar o pescoço para digitar. Entretanto, há também pessoas que costumam levantar demais a cabeça para enxergar a tela do computador. Em ambos os casos, a postura está errada.

A tela do computador precisa estar na altura dos olhos, de modo que a pessoa olhe para a tela sem precisar abaixar ou levantar o pescoço. A distância entre a cabeça e a tela deve ser de cerca de 40 a 60 cm. Para evitar dores no pescoço e nos ombros durante o uso é importante também que os antebraços estejam apoiados na mesa.

6- Tensão e respiração curta

Você já percebeu que quando está muito ansioso ou tenso, tende a segurar o ar? A tendência nesses momentos é realizar uma respiração mais curta, concentrada no tórax. Essa respiração toráxica mais curta leva toda a tensão para a região dos ombros e do pescoço.

Gerencie o estresse e tome consciência da respiração. Pratique a respiração profunda nos momentos de maior tensão no seu dia a dia.

Leia também:

+ Hepatite em crianças: Pediatra explica como evitar doença silenciosa

+ O que é a varíola do macaco? Especialistas respondem

Comentários

 




    gl