Categories: Celso SabadinColunas

Globo cai no ridículo ao promover suas novelas durante jogos da Copa, por Celso Sabadin

Bola rolando, e o narrador pergunta ao comentarista sobre personagens de novela, suas expectativas, e tudo o mais. E o comentarista respondendo. Num primeiro momento, acreditei ser apenas o desvario de um narrador mais entusiasmado, mas logo percebo que não: trata-se de uma política da emissora, de uma (patética) estratégia de marketing, pois o tal papo se repete em todos os jogos, visando alavancar a audiência. Ideia ruim, texto idem, timing sofrível, e um visível (no caso, audível) constrangimento dos profissionais envolvidos. Principalmente dos comentaristas que, afinal, são profissionais contratados para emprestar sua expertise de jornalistas e/ou ex-jogadores para falar de futebol, não deste triste arremedo dramatúrgico nacional chamado novela.

Em nome do marketing, do filho e do espírito santo, ex-ídolos do nosso futebol são transformados em garotos propaganda dos produtos audiovisuais da emissora. Um desrespeito completo. Triste.

Num jogo da seleção francesa, o texto do “bate-papo informal descontraído” chega a tentar traçar algum paralelo bizarro, relacionando a Rainha Catarina, que governou a França no século 16, a uma determinada personagem da novela “que também se chama Catarina”, diz o narrador do jogo, fingindo entusiasmo.

Novelas da programação da Rede Globo. Foto: Reprodução de Internet

Por mais que se esforcem, narradores e comentaristas proporcionam grotescos momentos de interpretações pra lá de forçadas e amadoras. Nas redes sociais, a chiadeira contra este tipo de ação é total.

Felizmente existe um Cléber Machado, que faz o que o patrão manda (afinal, ele precisa manter o emprego), mas logo na sequência desmonta a farsa. Num dos primeiros jogos da Copa que transmite, logo após fazer o textozinho (mal) ensaiado com o comentarista Júnior, Cléber arremata: “Júnior, com este seu poder de interpretação, logo logo quem vai para a novela é você”. E ambos caem na risada. Ou seja, numa única frase, Cléber entrega que o teatrozinho é falso (e consequentemente se exime de mico), sugere que a novela é tão ruim que até o Júnior poderia interpretá-la, e safa-se do ridículo da melhor maneira possível: dando risada.

Só mesmo rindo de mais esta bola fora do marketing da emissora, que cada vez mais parece entregue aos estagiários. Com todo respeito aos estagiários, claro…

Celso Sabadin

Share
Published by
Celso Sabadin
Tags: Celso SabadinCopa do MundoCopa do Mundo 2018Grupo GloboNovelasRede Globo

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Radamés diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela estava com Belo

Rapaz! Radamés Furlan, de 38 anos, expôs, nesta segunda-feira (29), um caso extraconjugal com a atriz Viviane Araújo enquanto ela…

12 horas ago
  • Famosos

Daniel Lenhardt, ex-BBB 20, tasca beijão em outro rapaz em o Túnel do Amor

Daniel Lenhardt, ex-BBB 20, tasca beijão em outro rapaz em o Túnel do Amor. Reality do Multishou conta com dez…

13 horas ago
  • Carnaval

Blocos e bandas de Carnaval são reconhecidos como manifestações da cultura nacional

Samba e cultura. Blocos e bandas de Carnaval foram reconhecidos oficialmente como manifestações da cultura nacional. A Lei 14.845, de 2024,…

13 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Demissões na Record por assédio agitam bastidores

Televisão. Os bastidores da RecordTV andam agitados com a onda de demissões que vem tomando conta do departamento de jornalismo…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

Música inspira enredo de desfile do cinquentenário da X-9 Paulistana

Inspirado nos versos da música “Clareou”, de Serginho Meriti e Rodrigo Leite, a X-9 Paulistana levará para Avenida em 2025,…

14 horas ago
  • Televisão

VÍDEO: Cariúcha faz exercício no SBT com personal apontado como affair Gracyanne

VÍDEO: Cariúcha faz exercício no SBT com personal apontado como affair Gracyanne. Ex-Fazenda viralizou ao vivo ao reproduzir treinos que…

16 horas ago