Eduardo Ritschel. Foto: Divulgação

Eduardo Ritschel

Formado em Jornalismo e Administração de Empresas, atua há mais de 25 anos como consultor de comunicação para empresas em diversos segmentos, com destaque para as áreas de Educação e Saúde.

Presidente da Enactus, rede de aprendizado para universitários, visita o país

Estudantes, acadêmicos, empresários, agentes do governo e líderes de organizações do Brasil inteiro se reúnem no Evento Nacional Enactus Brasil – Foto: Divulgação

A maior rede de aprendizado vivencial do mundo está disponível para os estudantes universitários brasileiros desde 1998. A Enactus Brasil está presente em 120 campi em 76 cidades e 21 estados. Possui mais de 2.800 alunos e cerca de 200 professores, além de 300 líderes empresariais atuando como assessores das equipes de estudantes.

Rachael Jarosh, Presidente da Enactus Global

Focada no aprimoramento do desenvolvimento da próxima geração de líderes do país e com expressivo crescimento nos últimos cinco anos, a organização internacional sem fins lucrativos comemora a visita nesta semana da Rachael Jarosh, Presidente da Enactus Global. “Estou entusiasmada por colaborar com a nossa equipe e conselho nacional da Enactus Brasil, composta por executivos de empresas parceiras nacionais e multinacionais”, explica Rachael.

A visita ao Brasil é considerada uma importante oportunidade para promover a missão de engajar a próxima geração de líderes e prepará-los para empregar princípios de negócio e de inovação social para melhorar o mundo. A Enactus desenvolve estudantes universitários para serem líderes capazes de resolver os desafios das comunidades próximas, criando melhorias sustentáveis ​​na vida das pessoas atingidas e, por sua vez, na vida dos próprios alunos.

ENACTUS NO MUNDO

Globalmente, a instituição tem mais de 72.000 estudantes participantes em 1.730 campi em 36 países. Em 2017, os alunos da Enactus dedicaram aproximadamente 7,3 milhões de horas, criando e implementando mais de 3.800 projetos que impactaram diretamente mais de 1,3 milhão de vidas.

“Estamos ansiosos para ver mais crescimento em nossos programas da Enactus Brasil e estamos confiantes de que a próxima geração de líderes mais uma vez criará oportunidades econômicas significativas em suas comunidades”, diz Rachael Jarosh. “Acreditamos que investir em estudantes que realizam ações empreendedoras para os outros cria um mundo melhor para todos nós e sabemos que somos mais bem-sucedidos por meio de forte parceria com organizações pioneiras como Cidade Center Norte, KPMG, Cargill, DSM e Unilever”, completa a presidente da Enactus que visita os projetos e empresas parceiras entre os dias 22 e 24 de maio, em São Paulo.

Os alunos que participam da Enactus desenvolvem projetos para enfrentar os desafios empresariais e comunitários categorizados em relação aos 17 Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas – muitos dos quais se transformam em negócios sociais e comercialmente viáveis.

Anualmente, mais de 2.000 estudantes, acadêmicos, empresários, agentes do governo e líderes de organizações do Brasil inteiro se reúnem no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) para mostrar como a ação empreendedora e a inovação compartilhada estão transformando vidas e criando um futuro melhor para todos nós.

Nesta competição, o projeto vencedor ganha a chance de representar o Brasil na Enactus World Cup. Em 2018, a equipe campeã, do Instituto Federal do Ceará, Campus Iguatu, realizou dois projetos que tiveram impacto positivo e direto em 1.640 pessoas, levando 1.662 pessoas para acima da linha da pobreza, criando 49 empreendimentos e 68 novos empregos.

WORLD CUP

A cada ano, representantes dos 37 países em que a Enactus está presente competem na Enactus World Cup – que em 2019 será realizada em San Jose, Califórnia, de 16 a 18 de setembro. O evento reúne mais de 3.000 líderes empresariais, estudantis e acadêmicos – com mais de 30.000 espectadores on-line – que acreditam que os negócios são uma força do bem.

“Enquanto os estudantes criam, desenvolvem, relatam e medem seu impacto para os beneficiários, é o impacto no seu próprio desenvolvimento – os líderes da próxima geração – que é notável”, conta Joana Rudiger, Presidente da Enactus Brasil. “Quando trabalhamos juntos e investimos nosso tempo e recursos nesta próxima geração de líderes, podemos concretizar a visão da Enactus de criar um mundo melhor e mais sustentável para todos”, completa Joana.

Como participar? Confira o passo a passo neste link.

Para mais informações, visite www.enactus.org.br

Comentários




    gl