Eduardo Ritschel. Foto: Divulgação

Eduardo Ritschel

Formado em Jornalismo e Administração de Empresas, atua há mais de 25 anos como consultor de comunicação para empresas em diversos segmentos, com destaque para as áreas de Educação e Saúde.

Série “Origens do ECA” retrata a história da formulação coletiva do Estatuto da Criança e do Adolescente

A série “Origens do ECA”, exibida no Canal Futura, abordará a luta pela formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Estreia nesta segunda-feira (06/12), às 23h45, a série “Origens do ECA”, exibida no Canal Futura com reprises em horários vespertinos às terças e quartas-feiras. O programa abordará a luta pela formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de entrevistas com pessoas que participaram de sua elaboração.

Com 31 anos de existência, o ECA se consolidou como o principal instrumento de construção de políticas públicas para defender e promover os direitos de crianças e adolescentes. “O ECA é uma lei federal, dentre outras, que aponta para o país que sonhamos, que queremos e que estamos construindo dia a dia”, explica Edson M. Cabral, um dos diretores do documentário. “Mas essa lei possui uma especificidade, porque foi formulada de maneira democrática”, completa.

Para produção da série, foram ouvidos os movimentos sociais e diferentes atores e atrizes sociais presentes na redemocratização dos anos 80. “Resgatar essa história embebida de democracia no atual momento do país é muito importante”, analisa Marco J. D. Maida, que também dirigiu a série.

Serão cinco episódios, cada um retratando uma comunidade que colaborou com a elaboração do ECA, sendo elas a militante, ecumênica, jurídica, internacional e estatal. Compõem os episódios, 11 entrevistas e imagens de filmes, jornais e revistas do final da década de 80, que contam essa história, contextualizando o momento em que a lei foi elaborada.

Não há uma sequência obrigatória, já que cada episódio tem um roteiro independente. A série foi produzida pela Rompenuve – Direitos Humanos com apoio máster do Itaú Social. Recebeu ainda os apoios institucionais da ANDI – Comunicação e Direitos, do FNDCA (Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), IBDCRIA (Instituto Brasileiro da Criança e do Adolescente), MNMMR (Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua), Pastoral do Menor, Projeto Axé e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
As exibições ocorrerão às segundas (23h45), terças (15h40) e quartas-feiras (13h30).

• Série: Origens do ECA
• Canal Futura
• Estreia: 6 de dezembro, às 23h45.
Novos episódios toda segunda-feira. • Reprises: Terça-feira, às 15h45, e quarta-feira, às 13h30.
• Classificação: livre

Comentários

 




    gl