Eduardo Ritschel. Foto: Divulgação

Eduardo Ritschel

Formado em Jornalismo e Administração de Empresas, atua há mais de 25 anos como consultor de comunicação para empresas em diversos segmentos, com destaque para as áreas de Educação e Saúde.

‘Eleições’ mostra processo eleitoral de grêmio estudantil

Documentário Eleições: cotidiano de uma escola pública estadual de São Paulo durante o período de eleições para o grêmio estudantil Foto: Divulgação

O documentário “Eleições”, dirigido por Alice Riff, tem participação prevista para o 20º Festival de Cinema do Rio de Janeiro, a partir do começo de novembro. A obra mostra o cotidiano de uma escola pública estadual de São Paulo, a Doutor Alarico Silveira, no bairro da Barra Funda, na capital, durante o período de eleições para o grêmio estudantil de 2018. Apesar do lançamento estar previsto para março de 2019, além do Rio, o filme também será exibido no festival de cinema DOK Leipzig, na Alemanha, no final de outubro.

A ideia do documentário nasceu, segundo Alice Riff, do interesse em saber se a luta dos estudantes permaneceu após as ocupações das escolas em 2015 (quando alunos protestaram contra um projeto de reorganização no Estado, que transformaria escolas de dois ciclos – fundamental e médio – em unidades de ciclo único; os estudantes conseguiriam que o governo suspendesse a mudança após 60 dias de protestos).

Para a diretora, a graça do filme é colocar todos os pontos de vista existentes nos grupos em um processo democrático. “É um processo de escuta, todos podem falar, ter opiniões, posicionamentos, dizer como veem a escola, a direção e os professores. Cabe aos alunos saberem com qual grupo se identificam mais”, conta.

O filme será distribuído para todo o Brasil pela Olhar Distribuição. A produção foi feita por meio do Edital Videocamp de Filmes – Edição 2017, iniciativa da plataforma Videocamp.

Comentários




mais notícias

    gl