Categories: Ana Carolina GarciaColunas

‘Thor: Ragnarok’: Hulk rouba a cena

Chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 26, um dos filmes mais aguardados do ano: “Thor: Ragnarok” (Idem – 2017). Dirigido por Taika Waititi, o longa se diferencia de seus antecessores, “Thor” (Idem – 2011) e “Thor: O Mundo Sombrio” (Thor: The Dark World – 2013), por deixar o tom mais sério de lado e dar espaço ao humor, bebendo diretamente da fonte de “Guardiões da Galáxia” (Guardians of the Galaxy – 2014), grande sucesso de público e crítica.

 

Ambientada após os eventos de “Vingadores: Era de Ultron” (Avengers: Age of Ultron – 2015), a trama começa com Thor (Chris Hemsworth) preso numa gaiola em Muspelheim, o reino de Surtur (voz de Clancy Brown), antigo inimigo que deseja destruir Asgard, evento que é chamado de Ragnarok. Preocupado com o futuro de seu reino, agora governado por Loki (Tom Hiddleston), o Deus do Trovão inicia uma jornada que o apresenta à outra poderosa ameaça: Hela (Cate Blanchett), que o obriga a tomar atitudes inesperadas com a ajuda de novos e antigos parceiros, entre eles, Bruce Banner / Hulk (Mark Ruffalo).

 

Thor e Loki (Tom Hiddleston) precisam se unir para evitar a destruição de Asgard, chamada de Ragnarok (Foto: Divulgação).

 

Referenciando por meio de elementos visuais franquias de grande apelo comercial como “Star Wars” (Idem – iniciada em 1977), com direito a uma pitadinha que nos remete imediatamente aos lobos de “A Saga Crepúsculo” (The Twilight Saga – iniciada em 2008), “Thor: Ragnarok” apresenta roteiro conciso e desenvolvido com bastante cuidado para encontrar o ponto de equilíbrio entre comédia, aventura e ação. Apresentando uma sagacidade ímpar, o longa aposta no humor escrachado e um tanto politicamente incorreto em alguns momentos, tornando-se um dos títulos mais divertidos do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). No entanto, o excesso de piadas pode incomodar parte dos espectadores, principalmente porque algumas funcionam mais para o público infantil – fatia importantíssima para o estúdio Disney, sobretudo em termos de parques temáticos e vendas de brinquedos.

 

Tendo como principal alicerce a escalação de seu elenco, “Thor: Ragnarok” permite que velhos e novos rostos do UCM brilhem em cena, mas com uma particularidade bastante interessante: o coadjuvante esmaga o protagonista. Hulk pode não ter estrelado seu almejado filme solo nessa nova (e bem sucedida) fase da Marvel, mas rouba a cena de Thor e é o grande destaque deste blockbuster. Isso se deve ao fato de Mark Ruffalo utilizar o tom exato de comicidade para apresentar ao público não apenas a já conhecida inteligência de Banner, como também a limitação intelectual de Hulk, que se esqueceu dos tempos de Vingador e se transformou num gladiador aprisionado por Grão-Mestre (Jeff Goldblum) em Sakaar. Apesar disso, é necessário ressaltar que Ruffalo e Hemsworth continuam esbanjando química em cena, mostrando uma cumplicidade que reflete a trajetória de sucesso dentro do UCM e também a amizade construída fora das telas.

 

Além de Mark Ruffalo, outro que se destaca em cena é Tom Hiddleston. Em “Thor: Ragnarok”, Loki é tomado por um senso de responsabilidade para com sua família e Asgard, mas sem perder o egoísmo de outrora. Há mais complexidade no personagem e também mais entrega do ator ao humor, sobretudo na sequência da arena durante a luta entre Thor e Hulk – o ponto alto desse longa-metragem.

 

Cate Blanchett vive Hela, a primeira vilã do UCM (Foto: Divulgação).

 

No entanto, uma das apostas dessa produção deixa um leve sabor de decepção: Cate Blanchett, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante por “O Aviador” (The Aviator – 2004) e de atriz por “Blue Jasmine” (Idem – 2013). Com a responsabilidade de dar vida à primeira vilã do UCM, Blanchett constrói Hela / Deusa da Morte de maneira obstinada, porém um tanto superficial e previsível. Faltou à atriz um pouco de inspiração, principalmente quando contracena com Chris Hemsworth e Tom Hiddleston, que a engolem com facilidade.

 

Com participações especiais hilariantes de Stan Lee e de um grande astro de Hollywood (cujo nome é melhor não revelar para evitar spoiler), o longa ainda chama a atenção por sua qualidade técnica, desde o design de produção até a maquiagem e os efeitos visuais e sonoros. É um trabalho impecável da Disney / Marvel, agregando bastante valor à obra que é embalada por uma trilha sonora tão eficiente quanto às encontradas em “Guardiões da Galáxia” e “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (Guardians of the Galaxy Vol. 2 – 2017).

 

Mais do que um blockbuster divertido e bem conduzido, “Thor: Ragnarok” é um filme sobre sacrifícios e união em prol da segurança e sobrevivência de um povo diante da iminente destruição advinda da sede de violência de seu líder e, consequentemente, da guerra – algo que pode ser condensado numa única frase de Heimdall (Idris Elba): “Asgard não é um lugar, é um povo”. Tal mensagem politicamente correta, inerente às produções de Walt Disney, invade as telas num momento em que a Midgard da vida real, a Terra, vive uma fase sombria em que milhares de pessoas fogem da barbárie que assola seus países de origem, procurando refúgio em lugares nem sempre acolhedores.

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Ana Carolina Garcia

Share
Published by
Ana Carolina Garcia
Tags: Cate BlanchettChris HemsworthCinemaDisneyMark RuffalomarvelTom Hiddleston

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

12 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

13 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

13 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

15 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

16 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

21 horas ago