Categories: Ana Carolina GarciaColunas

Mostra ‘Melhores Filmes do Ano’ no CCBB

Na próxima quarta-feira, dia 18, começa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, a mostra “Melhores Filmes do Ano”. Com curadoria da Associação de Críticos do Rio de Janeiro (ACCRJ), o evento conta com a exibição dos 12 longas-metragens eleitos pela ACCRJ como os melhores lançamentos das salas cariocas de 2016, catálogo com textos sobre as obras selecionadas e debates com críticos, intelectuais e especialistas de diversas áreas.

 

A abertura do evento fica sob a responsabilidade de “Carol” (Idem – 2015), seguido pela exibição de “Elle”(Idem – 2016), eleito o melhor filme de 2016 pelos membros da ACCRJ. Dirigido por Paul Verhoeven, o longa vencedor dos Globos de Ouro de melhor filme estrangeiro e atriz em drama para Isabelle Huppert será debatido pelos jornalistas e críticos de cinema, membros da Associação, Rodrigo Fonseca e Ana Rodrigues, e pela atriz Bianca Comparato.

 

Além de “Carol” e “Elle”, os outros longas-metragens que integram a Mostra “Melhores Filmes do Ano” são: “A Bruxa” (The Witch – 2015, EUA), de Robert Eggers; “Anomalisa” (Idem – 2015, EUA), de Charlie Kaufman; “As Montanhas Se Separam” (Shan He Gu Ren – 2015, China), de Jia Zhang-ke; “Café Society” (Cafe Society – 2016, EUA), de Woody Allen; “Certo Agora, Errado Antes” (Ji-geum-eun-mat-go-geu-ddae-neun-teul-li-da – 2015, Coréia do Sul), de Hong Sang-soo; “O Cavalo de Turim” (A Torinói ló – 2011, Hungria), de Béla Tarr; “O Filho de Saul” (Saul Fia – 2015, Hungria), de László Nemes; “Os Oito Odiados” (The Hateful Eight – 2015, EUA), de Quentin Tarantino; “Táxi Teerã” (Taxi – 2015, Irã), de Jafar Panahi; e “Aquarius” (2016, Brasil), de Kleber Mendonça Filho, eleito o melhor filme brasileiro de 2016.

 

Filiada à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fédération Internationale de la Presse Cinématographique – FIPRESCI), a ACCRJ homenageia nesta edição os cineastas Abbas Kiarostami e Hector Babenco, com a exibição de seus respectivos longas, “Cópia Fiel” (Copie Conforme – 2010, França) e “Meu Amigo Hindu” (2015, Brasil). O outro homenageado do ano é o cineasta, curador e crítico José Carlos Avellar, com o seu texto sobre “As Montanhas se Separam” no catálogo. A escolha deste texto deve-se ao fato de que Avellar considerava o longa de Jia Zhang-ke como a melhor produção exibida durante o Festival de Cannes 2015.

 

Nesta edição, a Mostra concede o Prêmio de Iniciativa Cinematográfica para o produtor e diretor Cavi Borges. Há 20 anos à frente da Cavídeo, Borges faz cinema sem patrocínio e aposta em novos profissionais no mercado, além de investir em mestres da cinematografia que há muito tempo estão fora dos holofotes.

 

A “Melhores Filmes do Ano” acontece até o dia 06 de fevereiro.

 

Clique aqui para conferir a programação.

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

30 minutos ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

10 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

12 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

14 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

14 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

14 horas ago