Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo’: amor, superação, amadurecimento e respeito

“Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo” é uma produção original AppleTV (Foto: Divulgação).

“Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo” é produzido por Cooper Raiff e Dakota Johnson (Foto: Divulgação).

Em 2021, a Apple lançou um longa-metragem que fez imenso sucesso no Festival de Sundance, recebendo, inclusive, prêmios como o da audiência antes mesmo de se tornar um fenômeno. “No Ritmo do Coração” (CODA – 2021, França / Canadá / EUA), de Sian Heder, é um longa-metragem sobre uma parcela esquecida pelo cinema, a de deficientes auditivos, que pavimentou o caminho rumo ao palco do Dolby Theatre, de onde saiu como o primeiro título do streaming a vencer o Oscar de melhor filme em março deste ano. “No Ritmo do Coração” aborda temas pertinentes e sérios, mas equilibrando drama e humor, oferecendo ao (tel)espectador uma experiência leve como a encontrada na nova produção original da empresa fundada por Steve Jobs, “Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo” (Cha Cha Real Smooth – 2022, EUA), produzido, dirigido, roteirizado e protagonizado por Cooper Raiff.

 

Vencedor do Prêmio da Audiência em Sundance e do Directors to Watch, concedido pelo Palm Springs International Film Festival, “Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo” tem sido apontado como um dos filmes a se prestar atenção nos próximos meses, à medida que a temporada de premiações americana começar a delinear o cenário do Oscar 2023. Mas, chegando ou não à próxima edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS), o longa da Apple coloca Cooper Raiff sob os holofotes.

 

Com apenas 25 anos de idade, Raiff imprime naturalidade ao seu trabalho, nas mais variadas funções assumidas, transformando “Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo” numa comédia dramática de fácil assimilação pelo público, emocionando-o a cada cena guiada tanto pela emoção quanto pela mensagem de que todos, sem exceção, são iguais e merecem ser tratados com o mesmo respeito. Neste ponto, chama atenção a maneira com a qual a história aborda o bullying sofrido por uma adolescente autista, Lola (Vanessa Burghardt), praticado por alunos da escola que frequenta. O abuso é mostrado em suas variadas formas, bem como a atitude de combatê-lo, inclusive por parte de outros adolescentes. É uma discussão urgente e necessária sob todos os aspectos, conduzida com muita delicadeza por Raiff, que também encontra espaço para falar, mesmo que rapidamente, sobre a angústia do transtorno bipolar que acomete a mãe de seu personagem.

 

Trabalhando diferentes dinâmicas familiares com simplicidade e objetividade, “Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo” é um filme que se desenvolve de maneira a expor gradualmente suas diferentes camadas, do autismo e transtorno bipolar até as dúvidas de um jovem recém-saído da faculdade que tenta encontrar seu lugar no mundo enquanto sofre com a distância de sua namorada, envolvendo-se com uma mulher mais velha e cheia de questões a serem resolvidas, que sempre prioriza o bem-estar de sua filha. E isso funciona graças à comunhão do elenco, completamente entregue à trama proposta por Raiff.

 

Vanessa Burghardt e Dakota Johnson em cena de “Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo” (Foto: Divulgação).

 

Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista na vida real, Vanessa Burghardt desempenha seu papel com esmero, principalmente ao expor a necessidade da personagem em receber tratamento igualitário, algo que somente Andrew (Raiff) faz num primeiro momento. É uma relação genuína, baseada no respeito e admiração mútuos, assim como a de Andrew e seu irmão caçula, David, defendido por Evan Assante de maneira a trabalhar as dúvidas e inseguranças de um garoto recém-chegado à adolescência que tem em Andrew seu exemplo e protetor. Contudo, a dupla formada por Raiff e Dakota Johnson (Domino) se destaca. Esbanjando química, os atores conseguem estabelecer um jogo cênico interessante, alicerçado na troca, para abordar os medos oriundos de sentimentos incontroláveis entre o jovem de 22 anos e a mãe de Lola, uma mulher cheia de cicatrizes do passado e que faz absolutamente tudo ao seu alcance para proteger a filha e dar a ela uma base segura.

 

Também produzido por Johnson, “Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo” conta a história de Andrew, jovem que volta para a casa da mãe e do padrasto após a graduação na faculdade. Sem emprego em sua área de formação, Andrew trabalha numa lanchonete e como animador de festas, principalmente de Bar Mitzvá, onde conhece Domino e se torna amigo de Lola. Trabalhando como cuidador de Lola para Domino poder sair de vez em quando, Andrew começa a se apaixonar, mesmo sabendo que a mãe de sua amiga está prestes a casar com outro homem, disposto a cuidar dela e de Lola.

 

Disponível na Apple TV+, “Cha Cha Real Smooth – o Próximo Passo” é uma produção sem desafios técnicos que aposta no fator humano como grande trunfo. É uma aposta certeira que concede veracidade à sua trama, brindando o (tel)espectador com uma experiência agradável e delicada sobre amor, superação, amadurecimento e respeito.

 

Assista ao trailer oficial (sem legendas):

Comentários

 




    gl