Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou’ estreia nesta quinta nos cinemas

Escolhido para representar o Brasil na corrida por uma vaga dentre os indicados da categoria de melhor filme internacional no Oscar 2021, “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” (2020) chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 26.

 

Dirigido por Bárbara Paz, viúva de Hector Babenco, o documentário analisa a trajetória do cineasta argentino naturalizado brasileiro contando, em sua maioria, com depoimentos dele próprio, gravados, sobretudo, nos seus últimos meses de vida. Trabalhando as questões da finitude e do sentimento de ausência de raízes, “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” passeia pelas memórias do diretor que não se sentia aceito no Brasil, mesmo levando o país para conceituados festivais de cinema internacionais e, também, ao Oscar – “O Beijo da Mulher-Aranha” (1985) venceu a estatueta dourada de melhor ator (William Hurt) e concorreu às de filme, direção e roteiro adaptado.

 

Produzido como uma espécie de celebração ao diretor, o longa tem na montagem de Paz e Cao Guimarães seu principal alicerce por conceder ritmo narrativo, bem como por inserir com precisão trechos de filmes, inclusive de seus bastidores, como “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1981), “Carandiru” (2003) e “Meu Amigo Hindu” (2003), estrelado por Willem Dafoe, produtor associado de “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”.

 

Estreia segura de Bárbara Paz na direção de longas-metragens, “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” registra o agravamento da doença de maneira a comover o espectador, mas sem utilizar o recurso da pieguice, mas perde um pouco de força por não ter a imparcialidade necessária em produções classificadas como documentário. Contudo, apesar da falta de distanciamento entre a câmera e seu objeto de estudo por se tratar de um projeto idealizado por Babenco e Paz, o longa é interessante por apresentar o homem por trás da figura pública, esmiuçando sua personalidade e a relação com a morte.

 

Leia também:

Oscar 2021: ‘Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou’ é escolhido para representar o Brasil

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Quem você quer que vá para a Mansão?

Decisão. Chegou a hora de definir as últimas 14 vagas para a Mansão de A Grande Conquista 2, reality show…

30 minutos ago
  • Brasil

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: ‘Eu sempre vou vencer vocês’

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: Fica o aviso aos bolsonaristas que tentaram…

36 minutos ago
  • Rio de Janeiro

Estética in Rio: beleza, estética profissional e IA na programação

Estética. O Estética in Rio, o evento mais aguardado pelos profissionais da beleza e estética, e que há 17 anos…

48 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Monte as três noites de desfiles do Grupo Especial do Rio 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

50 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Romance no ar: Isabelle ganha anel de brilhantes e rosas de Matteus

O amor é lindo. Isabelle Nogueira, a cunhã-poranga do Boi Garantido, terceira colocada no BBB 24, mostrou no Instagram o anel…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Diretor de Carnaval deixa Pérola Negra após sete anos: ‘Temos que fazer escolhas’

Após ficar na última colocação no Grupo de Acesso 1 neste Carnaval, a Pérola Negra disputará o Grupo de Acesso…

2 horas ago