Categories: Celso SabadinColunas

‘Creepy’ se destaca pela direção de Kurosawa (não é parente)

Não, o diretor Kiyoshi Kurosawa não tem nenhum parentesco com o mestre Akira. Respondida a primeira pergunta que fica na cabeça de todos, vamos ao filme: “Creepy” é um intrigante suspense protagonizado por Takakura, um detetive especializado em psicologia policial que, após ter avaliado erroneamente uma situação de risco acontecida em sua delegacia, abandona a carreira para tornar-se professor. Porém, motivado por um colega, decide voltar às origens e investigar um estranho caso não resolvido acontecido há seis anos, no qual toda uma família desapareceu, menos a filha, agora adolescente.

Ao mesmo tempo, Takakura e a esposa tentam se adaptar à estranha e pouco amigável vizinhança da nova residência do casal.
“Creepy” é um filme que se destaca muito mais pela sua direção que pelo seu roteiro. A trama, desenvolvida a partir do primeiro livro do escritor Yutaka Maekawa adaptado para o cinema, não traz grandes novidades e até se apoia em soluções bem conhecidas pelos apreciadores do gênero. O final está longe de surpreender, mas o estilo de Kiyoshi Kurosawa é de fato notável. Os movimentos lentos e seguros de sua câmera, apoiados em tempos prolongados e no uso bastante apropriado do silêncio, conseguem extrair boas doses de suspense de situações aparentemente corriqueiras.

Chama a atenção também o uso que faz da luz que, longe de um registro realista, não hesita em alternar entre claros e escuros irreais ao sabor das intensidades dos medos e tensões de seus personagens. E não deixa de ser marcante a intensa movimentação de extras e figurantes que povoam segundos e até terceiros planos dos enquadramentos de Kurosawa, provocando um tipo diferenciado e até lúdico de estranhamento.

Tudo isso faz de “Creepy” um filme acima da média em seu gênero, que sublinha mais uma vez as bem-vindas inovações estéticas e fora do padrão deste cinema oriental sempre tão criativo.

Vencedor do prêmio de melhor direção no Fantasia Film Festival de Montreal (um dos mais importantes do gênero), “Creepy” estreou nesta quinta, 17 de novembro.

Celso Sabadin

Recent Posts

  • Famosos
  • Música

Vídeo: Jorge, da dupla com Mateus, para show após fã jogar celular no palco

A dupla sertaneja Jorge e Mateus se apresentava, na última sexta-feira (17), em Lavras (MG), quando um fã jogou o…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 anuncia carnavalesco e enredo para o Carnaval de 2025

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a escola de samba Camisa 12 anunicou o…

5 horas ago
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente de Silvio Santos, Roque é internado após desmaio

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque foi internado neste sábado (18), após desmaiar em um restaurante. Após…

7 horas ago
  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

10 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

10 horas ago