Um descanso na folia: O Delicioso Carnaval da Fuzarca

* por William Alves Dos Santos

Acadêmicos da Fuzarca – S.Bernardo do Campo/SP

No tbt de hoje vamos fazer uma deliciosa viagem com a Fuzarca pela história do chocolate, samba que embalou o desfile foi o da Rosas de Ouro 2010.
A comissão de frente representou da divina semente ao doce sabor, fantasias dentro do enredo de fácil compreensão, com elementos que fizeram referência a semente, o tripé que veio logo em seguida representando o fruto sagrada com um movimento muito legal, a escolha das cores também ajudaram muito na compreensão do desfile.
O primeiro casal representou o chocolate dádiva celeste a ligação do chocolate com o divino as antigas civilizações, cultivavam o cacau e tinha como um dos pilares de suas civilizações onde selavam casamentos, batizado de crianças, sendo cultuado como dádiva celeste., logo de fundo o grandioso abre alas, o império do cacau, símbolos dos Astecas na alegoria para dizer que segundo a história imperador asteca Montezuma, apreciava a bebida em taças de ouro, onde sempre após terminar de beber jogava fora, mostrando que valorizava mais a bebida do que o ouro, por isso também os detalhes em dourado na alegoria.
Cacau moeda de troca assim veio a bateria chamado como “coisa preciosa”, as sementes do cacau eram usadas como moeda de troca nos processos de comercialização, chegando a ter o valor maior do que o dinheiro da época, a moeda como costeiro facilitou muito o entendimento da fantasia, a ala das baianas representou a chegada do chocolate na Europa fantasia com referências da nobreza europeia, o chocolate chega à Europa, através de Hernando Cortes que leva os grãos roubados do imperador asteca e apresenta o maravilhoso chocolate líquido para o seu rei na Espanha.
Uma grandiosa fábrica de chocolate foi a segunda alegoria com um delicioso chafariz que jorrava chocolate uma alegoria que nos levou para o imaginário das telas do cinema, o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, já ganhou duas versões (1971 e 2005), abordando a magia e os encantos da produção do chocolate.
E a Fuzarca encerrou seu desfile com a páscoa celebração, que traz o coelho e ovos que simbolizam a vida e a fertilidade, movimentando o comércio e o desejo por consumir o chocolate, enredo muito bem desenvolvido e de fácil entendimento.

Agora chega de papo e vamos rever o desfile da Acadêmicos da Fuzarca em 2019:

E COM A PALAVRA….

Alexandre Callegari, carnavalesco da escola: Quando o carro da Fantástica fabrica de chocolate entra, aquela torre de chocolate funcionando e todos os detalhes deste carro. A nossa maior dificuldade em 2019. sem duvida a quantidade de coisas, pois como havíamos subido de grupo, aumentou as exigências, mas eu não mexeria en nada especificamente. Acredito que poderia ter trabalhado melhor o ultimo carro e detalhes em alguma ala. Mas acredito que quando se exagera, acaba ficando um excesso de informação e atrapalha o conjunto e principalmente o realismo. Conseguir apresentar um desfile real em miniatura, acredito que não é fácil trabalhar esses detalhes e tudo que envolve o desfile de maquete, muitos de repente pensa que é só pegar bonequinhos e vestir, existe todo um trabalho de pesquisa, criativo para se ter um resultado. Tudo tem que ser pensado, é muito mais profundo do que muita gente imagina…

Obrigado Alexandre pelas palavras e o nosso  desfile para o próximo carnaval acontecerá em 2021, entre os dias 12 e 16 de fevereiro.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM e veja como participar em:

Página oficial
Facebook
Youtube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl