Tom Maior define samba que fará culto às mães pretas ancestrais; ouça

Logo do enredo da Tom Maior para o Carnaval de 2023. Foto: Divulgação

Logo do enredo da Tom Maior para o Carnaval de 2023. Foto: Divulgação

Na noite desta sexta-feira (26), a Tom Maior divulgou seu samba-enredo para o Carnaval 2023. A diretoria da vermelha e amarela escolheu a obra assinada por Gui Cruz, Turko, Portuga, Rafa do Cavaco, Vitor Gabriel, Fabio Souza, Imperial, Junior Fionda, Willian Tadeu e Anderson.

A escola recebeu, no dia 9 deste mês, treze composições. Após audições, foram anunciadas, nesta quarta-feira (24), as duas obras finalistas do seu concurso. Na ocasião, além do hino campeão, foi classificada parceira composta por Gilsinho, Thiago Meiners, Claudio Mattos, Beto Savanna, Valencio, Valentim, Marquinhos Beija-Flor, Bogalho e Marcelão da Ilha.


Leia também:

+ Confira a ordem dos desfiles do Carnaval de São Paulo em 2023

+ Talento e humildade: Lico Monteiro comenta oportunidade de estrear como intérprete no Especial de SP

+ Viviane Araújo posa de calcinha e mostra barrigão na reta final da gravidez


O samba vai se tornar trilha sonora do enredo “Um culto às mães pretas ancestrais”, do carnavalesco Flávio Campello. Em busca do título inédito do Grupo Especial, a agremiação será a sexta a desfilar na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.

Safra foi elogiada pelo carnavalesco

Após o recebimento das composições, o carnavalesco Flávio Campello destacou a qualidade das obras inscritas: “Obrigado aos compositores que nos agraciaram com as suas obras-primas! Gratidão pela safra de sambas que recebemos para 2023! É de emocionar! Que venha 2023…”, declarou nas redes sociais.

Samba será apresentando em primeiro ensaio do ano

A escola fundada no bairro do Sumaré fará seu primeiro ensaio da temporada no dia 11 de setembro. O encontro marcará a apresentação do samba-enredo, protótipos das fantasias e do novo quadro de casais de mestres-sala e porta-bandeiras.

A festa, prevista para começar às 18h, acontecerá na quadra localizada na Rua Samaritá, 1040 – Jardim das Laranjeiras. A entrada será de 1kg de alimento não perecível.

Ouça o samba:

Confira a letra

OBATALÁ É CANDEIA DO ORUM
LUMIA OS SONHOS DE OLODUMARÉ
SEMEIA A VIDA NA CABAÇA DE ODU
IYAMI DA CRIAÇÃO É O VENTRE DO AYE
OGUM… PELOS CAMPOS DE BATALHA
MEU ODARA É EXU, REI GUARDIÃO
AGÔ MAMÃE, PELOS ERROS COMETIDOS
OH! SENHORA DO DESTINO
CURA TODA IMPERFEIÇÃO

ILUMINA NOSSA FÉ
CORAÇÕES EM DESALINHO
ELEIÉ FUNDAMENTAL
PRA GUIAR NOSSO CAMINHO

ORA YE YE Ô… IYALODÉ OXUM
NO TEU COLO OBIRINSÁ… FORTALEZA DE PODER
TEU AXÉ DA NATUREZA, EU QUERO CONHECER
IYA… SE HOJE ME COLOCO AOS TEUS PÉS
É PORQUE TAMBÉM SOU GELEDÉS
EM TEUS BRAÇOS RECONHEÇO O TEU AMOR
IYA… NOSSSA SENHORA, TENS A MINHA DEVOÇÃO
E NESSE ADURÁ EM PROCISSÃO
PRA SEMPRE LEMBRAREI DE QUEM EU SOU

SOU FILHO DE MÃE PRETA
QUE BATIZOU MEU TAMBOR
HERDEIRO DESSA FORÇA ANCESTRAL
ODUDUÁ… ODUDUÁ…
EM TOM MAIOR ABENÇOE MEU CAMINHAR

Tom Maior aposta na sequência do trabalho

A Tom manteve a base e firmou as renovações de seu elenco: Gilsinho (intérprete), Flávio Campello (carnavalesco), André Almeida (coreógrafo de comissão de frente); Judson Sales (diretor de Carnaval) e Carlão (mestre de bateria).

A única mudança aconteceu no quesito mestre-sala e porta-bandeira: Ruhanan Pontes e Ana Paula, que estavam na Colorado do Brás desde 2017, chegaram para substituir Jairo e Simone, casal histórico da Tom que bailou de 1994 até 2004 e estava de forma ininterrupta na agremiação desde 2007.

Carnaval 2022

No Carnaval 2022, a Tom Maior terminou a apuração na quarta colocação – empatada em pontos com a campeã Mancha Verde – após apresentar o enredo “O Pequeno Príncipe no Sertão”.

+ Veja como foi o desfile

Comentários

 




    gl