Sidnei França cita ‘resgate’ ao falar de enredo 2023 e lembra ‘trauma’ da Águia de Ouro

Sidnei França. Foto: Reprodução/YouTube/Águia de Ouro

Sidnei França. Foto: Reprodução/YouTube/Águia de Ouro

O carnavalesco Sidnei França desenvolve para 2023 o enredo “Um pedaço do céu” na escola de samba Águia de Ouro. Campeã do Carnaval 2020, a azul e branca será a sexta a desfilar no sábado, 18 de fevereiro. Em entrevista ao SRzd, França falou sobre os preparativos do projeto do próximo ano.

Durante a conversa, o artista citou o “resgate” de poder colocar um tema lúdico da Avenida, explicou como é a relação do patrocinador do enredo com a agremiação, esclareceu como a história será contada para o público e contou como se deu a escolha das cores para as fantasias.


Leia também:

+ Incômodo? Solange Cruz comenta seca de títulos da Mocidade Alegre

+ Exposição abre alas para Nenê de Vila Matilde exaltar Consciência Negra; assista

+ Cortes Mirim, Infantil e Juvenil do Carnaval de São Paulo 2023 são escolhidas


Com cinco troféus no Grupo Especial, Sidnei vai para o seu terceiro projeto consecutivo na Águia, sua maior sequência desde que deixou a Mocidade Alegre.

Na “Morada do Samba”, onde começou sua trajetória como carnavalesco, ele assinou os Carnavais de 2007 até 2016, conquistando quatro títulos e fazendo desfiles marcantes, principalmente com temas abstratos. Para o próximo ano, ele aposta na retomada desta linha abstrata e não esconde que está empolgado.

“Esse enredo serve para mim como um resgate que lá atrás na Mocidade Alegre eu sempre fazia, como ‘Carrossel das Ilusões’, ‘Espelho’, ‘Coração’, enfim. É um enredo que tenho muito carinho porque retoma uma linha que gosto muito. Gosto muito de enredos lúdicos a abstratos. Ele tem como pano de fundo o céu. Ele tem um caráter filosófico muito forte: qual é o céu que cada um projeta para si? Para alguns o céu não é uma promessa em outro plano, em outra existência, para alguns o céu tem que haver aqui, tenho que viver bem, realizar, conquistar e vencer”, descreveu.

O tema conta com o patrocínio da Sodiê Doces. Segundo o sambista, o presidente da escola, Sidnei Carriuolo, colocou uma condição para que o projeto fosse fechado: um contrato onde a empresa não teria nenhum grau de interferência do que vai para a Avenida.

“Óbvio que a escola sabe que tem que honrar essa parceria de alguma maneira, mas essa forma é dentro de uma ludicidade, de uma leveza. Tenho dois pilares dentro deste desfile que contempla o que a empresa procura: primeiro é o compromisso da escola de retratar artisticamente os valores de superação, conquista, vitória e êxito. Porque a fundadora da patrocinadora é uma mulher que veio de uma origem muito humilde, venceu na vida e conquistou um verdadeiro império dos doces”, explicou França.

“No terceiro setor vamos falar do céu dos prazeres e superações. O que te leva ao céu de uma forma cotidiana? Ali vou mostrar que o grito de gol, o amor, a sedução, o flete leva o céu e também as guloseimas”, continuou.

Logo do enredo da Águia de Ouro para o Carnaval de 2023. Foto: Divulgação
Logo do enredo da Águia de Ouro para o Carnaval de 2023. Foto: Divulgação

A azul e branca sofreu um duro revés em 2017 ao cair para o Grupo de Acesso 1, após oito temporadas consecutivas na elite. Na ocasião o título do enredo apresentado foi “Amor com amor se paga. Uma história animal”.

O carnavalesco acredita o tema de 2023 seja leve e que não irá expor a comunidade para críticas da maneira como ocorreu no desfile de seis anos atrás.

“A escola ainda guarda traumas do Carnaval da Luiza Mell. Isso é uma coisa falada abertamente na Águia de Ouro sobre a experiência negativa que foi 2017. A escola está madura para não errar nesse sentido”, ressaltou.

Fantasias da Águia de Ouro para o Carnaval 2023. Foto: João Belli
Fantasias da Águia de Ouro para o Carnaval 2023. Foto: João Belli

Sobre as fantasias, que já foram apresentadas para o público, o artista acredita que os primeiros raios de sol do domingo de Carnaval já estarão iluminando o desfile da agremiação. Por isso ele aposta num desfile bastante colorido.

“Imagino que o dia já estará claro e a minha grande aposta é no contraste de cores que vai harmonizar com o enredo leve, lúdico e com o horário que a escola vai passar na pista”, concluiu.

+ Clique aqui para conhecer as fantasias

O samba-enredo é de autoria de Tales Queralt, Aquiles da Vila, Lucas Queralt, Chanel, Marcelo Dores, Salgado Luz, Lucas Barroso e Boldrini. Clique aqui para ouvir.

 

Comentários

 




    gl