Evento com 32 escolas de samba de SP vai arrecadar doações para gaúchos

Pavilhões na festa de lançamento do CD do Carnaval de São Paulo 2020. Foto: SRzd - Alexandre Pinotti

Pavilhões na festa de lançamento do CD do Carnaval de São Paulo 2020. Foto: SRzd – Alexandre Pinotti

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza no próximo dia 18 de maio (sábado), a partir das 17h, um evento que irá definir a ordem dos desfiles do Carnaval de 2025.

Aberto ao público, a festa começa 17h, na Fábrica do Samba, e terá ingresso solidário de R$ 10 ou 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal). As doações serão destinadas as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Além de shows do Grupo Fundo de Quintal e da cantora KeillaRegina, o público presente irá curtir um pocket show das 32 agremiações que desfilam no Sambódromo do Anhembi ao som do SP Ritmo. O espaço terá estacionamento por R$ 35, sujeito a disponibilidade de vagas.

Fábrica do Samba recebe doações

Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, a Liga-SP está recendo, todos os dias, das 9h às 19h, na Fábrica do Samba, que fica na Avenida Doutor Abraão Ribeiro, 505, doações que estão sendo integralmente revertidas para o apoio humanitário às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Entre os itens apontados pela Defesa Civil do RS como mais necessários, neste momento, estão roupas e calçados, produtos de higiene e limpeza como sabonete, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho, alimentos não perecíveis e água e copos descartáveis. Para os animais de estimação, como cães e gatos, podem ser recebidos casinha para os animais, cama, coleira, guia e ração.

Como será a definição da ordem dos desfiles

Segundo regulamento aprovado pelas escolas, a definição do dia e horário do desfile de cada agremiação será feita através da ordem de classificação do Carnaval de 2024. Os representantes das  filiadas à maior gestora do samba paulistano indicarão qual posição preferem se apresentar.

Os desfiles de 2025 serão realizados na seguintes datas: Grupo de Acesso 2 (22/2), Grupo Especial (28/1 e 1/3) e Grupo de Acesso 1 (2/3).

Confira a dinâmica

Grupo Especial

– Diferentemente dos anos anteriores, não haverá sorteio, mas cada agremiação vai escolher o seu dia e posição de desfile. Por exemplo: a Mocidade Alegre (campeã de 2024) será a primeira a escolher, em seguida, é a vez da Dragões da Real (vice-campeã), depois quem indica é a terceira colocada, Acadêmicos do Tatuapé, e assim por diante.

– Anteriormente, a vice-campeã do Acesso 1 era a responsável por abrir o Grupo Especial na sexta-feira, enquanto que a campeã do Acesso 1 era a primeira a desfilar no sábado de Carnaval. Isso não será mais uma regra, porém, a campeã deste ano, Estrela do Terceiro Milênio e a vice-campeã, Colorado do Brás vão escolher as últimas duas posições que sobrarem.

– Outras duas posições também estavam pré-definidas até a última temporada. As agremiações que ficaram na décima segunda e décima primeira colocação em 2023, fecharam a sexta-feira e o sábado de Carnaval 2024, respectivamente. O que também não acontecerá mais, já que elas vão fazer sua escolha também por ordem da classificação do Especial 2024.

Sorteio da ordem de desfiles do Carnaval 2024. Foto: Guilherme Queiroz – SRzd

Grupo de Acesso 1

– No Grupo de Acesso 1, a Tom Maior (décima terceira colocada no Especial) será a primeira a determinar sua posição, enquanto que a Independente Tricolor (décima quarta colocada no Especial) será a segunda a fixar seu horário. Em seguida será a vez da Dom Bosco de Itaquera (terceira colocada no Acesso 1), até chegar na Unidos de São Lucas (vice-campeã do Grupo de Acesso 2).

Grupo de Acesso 2

– Pelo Grupo de Acesso 2, o método será semelhante. A Torcida Jovem (sétima colocada no Acesso 1 de 2023), será a responsável por definir a sua posição primeiro, depois chegará a vez da Pérola Negra (oitava colocada no Acesso 1). Consequentemente, a Morro da Casa Verde será a terceira a marcar sua colocação, enquanto a Raízes do Samba (vice-campeã do Grupo Especial de Bairros da Uesp) ficará com o horário que sobrar.

Leia também:

+ Prêmio SRzd Carnaval SP: conheça os vencedores da edição 2024

+ Confira o resultado do Carnaval de São Paulo 2024

+ Leia todas as justificativas das notas

+ Liga-SP dispensa todos os jurados e anuncia reformulação para 2025

Comentários

 




    gl