Onze enredos do Grupo Especial do Carnaval de SP 2024 estão definidos

Alegoria do Carnaval 2023 de São Paulo. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP

Alegoria do Carnaval 2023 de São Paulo. Foto: Felipe Araújo/Liga-SP

Faltando pouco mais de oito meses para o Carnaval de São Paulo de 2024, onze das catorze escolas de samba do Grupo Especial já divulgaram seus enredos. Em algumas agremiações, já houve explanação da sinopse para os compositores dando a largada para os concursos de samba-enredo.

No último sábado (3), foi revelado o tema para o desfile do próximo ano daSociedade Rosas de Ouro, detentora de sete títulos na divisão de elite do samba paulistano. Com desenvolvimento do carnavalesco Paulo Menezes, o título de tema que irá homenagear o Parque Ibirapuera, um dos símbolos de São Paulo  é: “IBIRA 70!”.

Das três escolas que ainda não revelaram seus enredos, duas já definiram a data do lançamento. A Barroca Zona Sul fará o anúncio durante evento marcado para o dia 25 de junho, em sua quadra. Campeã em 2020, a Águia de Ouro também promoverá uma festa, no dia 1 de julho, para apresentar seu tema. Com três títulos em sua história, a Império de Casa Verde ainda não se manifestou sobre a temática de seu próximo desfile.

Veja todos enredos já lançados

* Mocidade Alegre: “Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país”

* Mancha Verde: “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta” 

* Acadêmicos do Tatuapé: “Mata de São João – Uma joia da Bahia símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”

* Dragões da Real: “África, uma constelação de reis e rainhas”

* Tom Maior: “Aysú: Uma História de Amor”

* Independente Tricolor: “Agogie, A Lâmina da liberdade!”

* Gaviões da Fiel: “Vou te levar pro infinito”

* Acadêmicos do Tucuruvi: “Ifá”

* Sociedade Rosas de Ouro: “IBIRA 70!”

* Vai-Vai: “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”

* Camisa Verde e Branco: “ADENLA – O Imperador nas terras do Rei”


Leia também:

+ Veja quais escolas desfilam na sexta e no sábado no Carnaval de São Paulo em 2024

+ Confira os enredos já lançados para o Carnaval de 2024


Quem desfila na sexta e no sábado 

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo divulgou os dias em que as agremiações do Grupo Especial irão desfilar em 2024. A divisão para as duas noites foi estabelecida em plenária com participação representantes das escolas. Vale destacar que a ordem oficial para todas as apresentações dos Grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2 será sorteada no dia 19 de junho.

Na sexta-feira, 9 de fevereiro, passam pelo Sambódromo do Anhembi: Acadêmicos do Tatuapé, Barroca Zona Sul, Camisa Verde e Branco, Dragões da Real, Independente Tricolor, Mancha Verde e Rosas de Ouro.

No sábado, 10 de fevereiro, irão se apresentar: Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Gaviões da Fiel, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre, Tom Maior e Vai-Vai.

Escolas tradicionais abrem e encerram os desfiles

Vice-campeã e campeã do Grupo de Acesso 1 em 2023, Camisa Verde e Branco e Vai-Vai devem abrir as noites de folia na sexta-feira (9 de fevereiro) e no sábado (10 de fevereiro), respectivamente.

Outras duas posições já estão definidas. Décima primeira colocada, a Acadêmicos do Tucuruvi irá encerrar o desfile do sábado (10 de fevereiro) e a Sociedade Rosas de Ouro, que ficou na décima segunda posição, será a sétima e última escola a passar pela Avenida na  sexta-feira (9 de fevereiro).

Desfiles 2023 da Rosas de Ouro e Acadêmicos do Tucuruvi. Fotos: Cesar R. Santos e Arthur Giglioli/SRzd
Desfiles 2023 da Rosas de Ouro e Acadêmicos do Tucuruvi. Fotos: Cesar R. Santos e Arthur Giglioli/SRzd

O regulamento do último Carnaval foi alterado antes dos desfiles. Os presidentes decidiram em comum acordo, que a configuração da ordem das apresentações, voltaria a seguir um modelo adotado em anos anteriores, em que as últimas colocadas encerram as noites do Grupo Especial. A informação foi revelada pelo presidente Renato Rodrigues, o Tomate, da Dragões da Real, e confirmada pelo SRzd com a Liga-SP.

De acordo com o regulamento – por ser a atual campeã do Grupo Especial – a Mocidade Alegre terá o direito de escolher dia e posição de desfile no próximo ano.

Comentários

 




    gl