Mestre Tadeu revela inovação da bateria da Vai-Vai para o Carnaval 2023

Mestre Tadeu. Foto: Reprodução/Facebook/Vai-Vai/@cidmaraformenton

Mestre Tadeu. Foto: Reprodução/Facebook/Vai-Vai/@cidmaraformenton

Ícone da escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais do país, Antonio Carlos Tadeu, o premiado e respeitado mestre Tadeu, revelou uma inovação que a bateria “Pegada de Macado” irá apresentar na Avenida no Carnaval de 2023.

A novidade estará na ala de cuícas. Os instrumentos serão vazados com pele de nylon. “Não temos medo de ser feliz. A nossa inovação é que a gente vem com nylon na cuíca. Todas as cuícas com nylon. Olha o som. Faz um som pra mostrar para rapaziada”, disse o veterano sambista, que lidera a batucada ao lado de mestre Beto, após mostrar uma prévia em vídeo gravado ao lado de parceiros.

Não existe desfile de Carnaval sem o som peculiar da cuíca, instrumento trazido ao Brasil pelos escravizados e que se popularizou por aqui ao longo das últimas décadas, sendo chamada por muitos como “dama da bateria”.


Leia também:

+ Ouça os sambas das 34 agremiações da Liga-SP para o Carnaval 2023

+ Mestre Tadeu alfineta cuiqueiros: ‘Parece que brigou com a mulher em casa e apanhou’


Mestre Tadeu: patrimônio vivo do samba paulistano

Mestre Tadeu começou a participar do Carnaval paulistano na década de 60, frequentando a Lavapés, uma das mais antigas escolas de samba da cidade.

No fim de 1969, entrou para a bateria da Vai-Vai como tocador de surdo, quando tinha 18 anos. Em 1974, quando a alvinegra do Bixiga não era mais um cordão há dois anos e havia se tornado uma escola, ele fez seu primeiro desfile como mestre.

Mestre Tadeu e bateria da Vai-Vai. Foto: Reprodução/Facebook/Vai-Vai/19/3/2017
Mestre Tadeu e bateria da Vai-Vai. Foto: Reprodução/Facebook/Vai-Vai/19/3/2017

Com personalidade forte, histórico de declarações fortes e dono de um estilo único de ensinar e comandar os seus ritmistas, se tornou recordista de notas máximas no Carnaval de São Paulo, onde coleciona premiações e se transformou uma das principais referências no segmento.

Considerado patrimônio vivo da “Escola do Povo” e do samba paulistano, Tadeu participou de todos os títulos da história da Vai-Vai, marca que faz dele o maior colecionador de vitórias do Carnaval.

Também detém a marca de mestre com o maior tempo no comandando uma mesma bateria na história tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro. Sem contar que de suas mãos, foram revelados vários diretores de bateria, entre eles, Magui, Tornado, Negativo e Thiago Praxedes.

Vai-Vai aposta em reedição para voltar ao Especial

Após amargar seu segundo rebaixamento para o Grupo de Acesso 1 em sua história, a escola de samba Vai-Vai aposta no enredo “Eu também sou imortal” para retornar para o Grupo Especial.

O tema, que fala da busca pela imortalidade, nas ciências, na religião, nos mistérios da vida e da morte, foi apresentado originalmente na Avenida 2005, quando a agremiação ficou na quinta colocação na primeira divisão do Carnaval paulistano. A “Escola do Povo” será a quarta a desfilar no Anhembi, no dia 19 de fevereiro.

Logo do enredo da Vai-Vai para o Carnaval de 2023. Foto: Divulgação
Logo do enredo da Vai-Vai para o Carnaval de 2023. Foto: Divulgação

Comentários

 




    gl