Mestra Rafa em entrevista: preconceito e desafios da mulher que comanda uma bateria em SP

Rafaella Rocha Azevedo. Foto: Recordar é Viver

Tradicionalmente, as mulheres sempre tiveram destaque à frente de baterias de escolas de samba, principalmente no posto de rainha ou princesa. Atualmente, já se tornou comum ver mulheres tocando instrumentos nos desfiles e em inúmeras funções nas agremiações, mas ainda é raro encontrá-las comandando os ritmistas.

A Imperatriz da Paulicéia, agremiação que irá abrir o Grupo de Acesso 2, no Sambódromo do Anhembi, no dia 11 de fevereiro, terá uma mulher no comando de sua bateria. Trata-se de Rafaella Rocha Azevedo. Ela será a primeira mulher a cruzar a faixa amarela dos desfiles na capital paulista como mestra de bateria.


Leia também:

+ Ouça os sambas das 34 agremiações da Liga-SP para o Carnaval 2023

+ Ordem dos desfiles do Carnaval de São Paulo em 2023


Com 34 anos de idade, Rafa iniciou a carreira de ritmista na X-9 Paulistana em 2007. Na Imperatriz, liderou os ritmistas da “Swing da Paulicéia” em 2015 e retornou para exercer a mesma função em 2019.

 Rafaella Rocha Azevedo em entrevista ao podcast No Mundo do Samba. Foto: Divulgação
Rafaella Rocha Azevedo em entrevista ao podcast No Mundo do Samba. Foto: Divulgação

Sua aparência engana. Com um olhar de apaixonada pela folia e um sorriso fácil de ser arrancado, ela está acostumada a carregar e ensinar a tocar instrumentos que pesam até 18kg na Avenida, mas ainda há quem duvide.

Em entrevista ao podcast “No Mundo do Samba”, Rafa relembrou sua trajetória, revelou preconceito e reações negativas que sofreu e fez uma reflexão sobre o que representa sua presença como líder de uma bateria.

Além disso, durante a conversa, ela não escondeu o entusiasmo por fazer o que ama no palco principal do Carnaval de São Paulo e surpreendeu ao revelar os próximos objetivos em sua carreira.

No Carnaval 2023, a Imperatriz da Paulicéia apresentará o enredo “Bem-vindos à Vila Esperança – O Berço do Carnaval paulistano”. O projeto é desenvolvido pelo carnavalesco Pedro Alexandre, o Magoo. O samba-enredo é assinado por Marquinho Beija-Flor, Julio Assis, Fabiano Melodia, Ney do Cavaco e Wander Luis.

Vale lembrar que a Imperatriz fará o seu segundo ensaio técnico geral no Sambódromo do Anhembi, no dia 28 de janeiro, sábado, às 0h15, já madrugada de domingo, dia 29.

Comentários

 




    gl