Imperatriz da Paulicéia une planejamento, estrutura e um enredo nostálgico para continuar vencendo

Desfile 2022 da Imperatriz da Paulicéia. Foto: Daniel Amorim/Uesp

Desfile 2022 da Imperatriz da Paulicéia. Foto: Daniel Amorim/Uesp

Em ascensão no Carnaval de São Paulo, a escola de samba Imperatriz da Paulicéia vem colecionando campeonatos nos últimos três Carnavais: Acesso de Bairros 2 (2019) e Acesso de Bairros 1 (2020) e Especial de Bairros (2022).

No último sábado (28), a agremiação da Zona Leste de São Paulo divulgou seu enredo para o Carnaval 2023: “Bem-vindos à Vila Esperança – O Berço do Carnaval paulistano”. O desfile vai marcar o retorno da escola para o Sambódromo do Anhembi, quando disputará o Grupo de Acesso 2 da Liga Independente das Escolas de Samba da cidade de São Paulo.

Pedro Alexandre Magoo. Foto: Reprodução
Pedro Alexandre Magoo. Foto: Reprodução

Ao SRzd, o carnavalesco Pedro Alexandre, o Magoo, explicou como nasceu a ideia do enredo do próximo ano, falou sobre o desafio de desfilar no Acesso 2 e exaltou o planejamento realizado pela escola.

Quanto ao tema para o próximo ano, o artista declarou que se sentia na “obrigação” de fazer este projeto para a comunidade. Vale lembrar que a Imperatriz está localizada próxima do bairro da Vila Esperança, palco tradicional dos desfiles da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), onde a agremiação se apresentou em diversas oportunidades.

“Esse enredo nasceu num bate-papo descontraído na quadra, onde as pessoas lembravam de vários fatos do Carnaval da época. Percebi o carinho que retratavam e o ar de nostalgia, percebi na hora que eu tinha a obrigação de dar essa alegria para nosso povo. A aceitação foi imediata, sinto que todos que já passaram pelo Carnaval da Vila Esperança se sentirão homenageados”, afirmou.

Logo do enredo 2023 da Imperatriz da Paulicéia. Foto: Divulgação
Logo do enredo 2023 da Imperatriz da Paulicéia. Foto: Divulgação

Responsável por assinar os desfiles da Paulicéia desde 2019, Magoo disse ter feito “a escolha certa” em fazer parte do quadro de profissionais da azul e branca.

“Tenho muito orgulho de fazer parte de uma equipe que tem o mesmo objetivo, os mesmos sonhos e isso é importante. Sobre 2023, sabemos que subimos para um grupo fortíssimo e equilibrado e que as dificuldades serão gigantes, porém, planejamos nosso desfile para fazer um grande espetáculo e sermos competitivos. É impossível prever um resultado, mas faremos de tudo para levarmos a alegria do Carnaval de Vila Esperança para o Anhembi”, declarou.

Segundo o carnavalesco, o sucesso da escola se deve às metas colocadas a longo prazo e logo no início do trabalho: “Isso fez com que cada departamento já soubesse o que fazer e onde deveria chegar a cada desfile”.

Sobre o Carnaval 2022, quando desenvolveu o enredo “Ilú Obá de min, mãos femininas que tocam o tambor”, o sentimento de poder voltar a desfilar após a pior fase da Covid-19 foi “indescritível”.

“Para as pessoas que amam e vivem do Carnaval, esses dois anos foram uma eternidade. A alegria de poder finalmente desfilar, após esse período conturbado, foi indescritível. E contar com a energia do Ilú Obá de Min, também foi um fato importante para obtermos sucesso no nosso desfile”, finalizou.

Desfile 2022 da Imperatriz da Paulicéia. Foto: Daniel Amorim/Uesp
Desfile 2022 da Imperatriz da Paulicéia. Foto: Daniel Amorim/Uesp

Leia também:

+ X-9 Paulistana anuncia construção de nova quadra na Zona Norte

+ Presidente cita ‘desfile vitorioso’ da Tatuapé em 2022 e define prazo de anúncio do enredo 2023

+ Leonardo Bessa anuncia que não é mais intérprete da Tucuruvi

Comentários

 




    gl