Empolgado, Amarildo de Mello revela detalhes do enredo da Leandro de Itaquera para 2020

Amarildo de Mello. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

“Das savanas africanas às savanas de Itaquera… – Sou África! Berço do Mundo. Leões de uma força abençoada!”. Este é o título do enredo que a Leandro de Itaquera levará para a Avenida no Carnaval de 2020. O lançamento aconteceu na noite desta terça-feira (16).

Em busca do título do Grupo de Acesso 1 e do retorno ao Grupo Especial, a diretoria da agremiação liderada por Leandro Alves Martins contratou o experiente carnavalesco Amarildo de Mello para desenvolver seu próximo desfile.

Em entrevista ao SRzd, o artista, que em São Paulo, traz no currículo trabalhos na Imperador do Ipiranga, Águia de Ouro, X-9 Paulistana e no Rio, atuações pela Beija-Flor – onde fez parte da comissão campeã em 1998 – Portela, Arranco, Sereno de Campo Grande e Acadêmicos do Cubango, falou sobre a emoção que sentiu ao ser apresentado para a comunidade itaquerense.

Amarildo também destacou como será o desenvolvimento do enredo e fez questão de exaltar a sua satisfação por trabalhar no Carnaval de São Paulo.

SRzd: Conte como surgiu o convite para atuar na Leandro de Itaquera? 

Amarildo de Mello: O convite partiu do diretor de Carnaval Fabio Flisch, a pedido do Sr. Leandro. Eles já tinham conversado com outros profissionais, mas em nossa primeira conversa, rolou uma empatia de ideias e objetivos, ficando ali acertado o desejo de ambas as partes. Após uns quatro dias deste encontro finalizamos o acerto. Fiquei muito empolgado e confiante com o que presenciei na minha apresentação para diretoria, segmentos e representantes da comunidade. Foi revigorante.

SRzd: Você foi apresentado durante um evento para a comunidade. Qual foi sua reação e percepção de seu novo desafio profissional?

Amarildo de Mello: Foi emocionante, mais de 150 pessoas estavam me esperavam. Evidentemente que a emoção foi enorme ao estar diante de uma comunidade com desejos de luta, coragem, resistência e muita vontade de vencer. Diante das falas, apresentações e questionamentos, a ideia do enredo já existente foi delineada. Vamos fazer um Carnaval que a comunidade merece e precisa. E como é explicitado no enredo, não é mera coincidência o Leão ser o símbolo dessa comunidade tão guerreira. Obrigado Sr. Leandro e diretoria, segmentos, componentes e toda comunidade pela oportunidade de fazer parte desse quilombo. Vamos rugir alto e forte no Anhembi.

Lançamento do enredo 2020 da Leandro de Itaquera. Foto – Divulgação.

SRzd: Como surgiu a ideia do enredo para o Carnaval 2020?

Amarildo de Mello: Logo após minha contratação ficou acertado que o enredo seria de temática afro. Me deram a liberdade de expor algumas ideias. Foi apresentada uma que já existia, idealizada pelo diretor de Carnaval Fábio Flisch. Vi naquela proposta uma seara muito propensa a uma grande história, inclusive com espaço para valorização da comunidade da escola dentro do contexto do tema. Decidimos seguir este caminho. Fiz uma pesquisa profunda, tanto do ponto de vista literário como iconográfico. Adicionei alguns elementos que potencializasse a força do enredo, dando grande visibilidade a ícones e signos da Leandro de Itaquera. Nasceu então o título: DAS SAVANAS AFRICANAS AS SAVANAS DE ITAQUERA – SOU ÁFRICA! BERÇO DO MUNDO. LEÕES DE UMA FORÇA ABENÇOADA!”

SRzd: O Grupo de Acesso 1 do próximo ano promete ser um dos mais disputados de todos os tempos. De que forma será desenvolvido o desfile? Há algum patrocinador?

Amarildo de Mello: Será uma ode a Mãe África e seus filhos que aqui no Brasil deram continuidade as suas heranças e raízes. Numa viagem lúdica nossa escola se personifica da soberania, do orgulho e coragem de um leão representando a força da “Mãe África”. Uma civilização bravia, que espalhou em suas terras e pelo mundo “Leões de uma força abençoada” sempre lutando por suas conquistas e liberdade. “De África ao Brasil” encontra no “Reduto Itaquera” a versão contemporânea de um Império Africano, defendido por leões e abençoado pelos orixás. Um reduto de resistência, de reminiscências e heranças da cultura afro. No desenrolar do enredo, abordaremos e apresentaremos a ancestralidade e o legado de uma civilização a qual desde muito cedo já tinha organizações políticas bem estabelecidas, tradição de elegância, realeza, e sabedoria, chamadas convenientemente pelos colonizadores de um povo primitivo. A partir desses apontamentos, propomos tecer o fio da memória, exaltando e apresentando a importância do continente africano e da vinda dessa gente para o Brasil, tornando-se cultura étnica mater em nossa formação, social e cultural. A amarração para narrativa do enredo terá como personagem principal a figura do Leão, animal africano e simbolicamente representativo da força e coragem desse continente. Coincidências a parte, o inconsciente revela e esboçam nossas origens. E esse mesmo animal é também símbolo da Leandro de Itaquera, escola de samba da Zona Leste de São Paulo que personifica a luta e resistência de uma comunidade. O enredo será desenvolvido em quatro setores, sem o apoio de patrocinadores”.

SRzd: Seu nome foi cogitado para atuar no Rio, no entanto, você optou por permanecer em São Paulo. Nos conte como tem sido sua experiência no Carnaval Paulistano?

Amarildo de Mello: É muito bom poder continuar realizando mais um projeto no Carnaval paulistano. Estou muito feliz em ver o crescimento do espetáculo e da evolução das escolas de samba de São Paulo. Que venham mais investimentos, que surjam gestores cada vez mais capacitados e artistas cada vez mais criativos. E que possamos fazer os governantes acreditarem da força cultural dessa manifestação, propulsora e geradora de mão de obra e renda”.

“Ubatuba. O reconto do caboclo sob a luz do luar”, foi o enredo que a Leandro de Itaquera levou para o Sambódromo do Anhembi em 2019, alcançando o sétimo lugar no Grupo de Acesso 1. Relembre o desfile.

Comentários

 




    gl