Categories: Carnaval/SP

Dia Nacional do Samba será celebrado com vigília e ‘Alvorada’ na Uesp

União das Escolas de Samba Paulistanas, a Uesp, celebrará o Dia Nacional do Samba na noite da próxima quinta-feira (1º). Como já é tradição, o evento contará com roda de samba, reunindo baluartes para exaltar a cultura popular brasileira e um dos seus representantes mais genuínos – o samba, patrimônio imaterial paulista.

A festividade acontecerá na sede da Matriz do Samba, localizada na Rua Rui Barbosa, 588 – Bela Vista, com início às 20h e participação da Embaixada do Samba Paulistano, compositores, baianas, entre outros integrantes das agremiações carnavalescas e entidades representativas do Carnaval brasileiro. A entrada será gratuita.

Na programação, escolha do Cidadão e Cidadã Samba e homenagens a baluartes e personalidades que fomentam e auxiliam na luta em prol do samba e do Carnaval.

À meia-noite será acesa uma vela, cuja chama representa a resistência cultural, dando início à tradicional “Vigília do Samba”, que se estenderá por toda a madrugada.

Às 6h do dia 2 será realizada a “Alvorada do Samba”, anunciada com o toque de clarim e presença de líderes religiosos, que realizarão um ato ecumênico.


Leia também:

+ Incômodo? Solange Cruz comenta seca de títulos da Mocidade Alegre

+ Exposição abre alas para Nenê de Vila Matilde exaltar Consciência Negra; assista

+ Cortes Mirim, Infantil e Juvenil do Carnaval de São Paulo 2023 são escolhidas


Saiba mais sobre a Uesp

Fundada em 10 de setembro de 1973 com o objetivo de unir as escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo e representá-los junto ao poder público, a Uesp é membro do Conselho Municipal de Cultura e filiada à Confederação Brasileira de Escolas de Samba.

A entidade é responsável pelos desfiles oficiais das escolas de samba paulistanas dos Grupos Especial de Bairros, Acesso de Bairros 1 e Acesso de Bairros 2, Acesso de Bairros 3, além dos Blocos Especiais e Acesso de Blocos, espalhados em diversos bairros da cidade, atraindo grande público.

Além de organizar os desfiles, a Matriz do Samba desenvolve projetos em conjunto com suas filiadas visando a construção e o fortalecimento das comunidades e a valorização da cultura popular brasileira através de diversos eventos, entre eles, o “Dia Nacional do Samba”, a escolha do Cidadão e Cidadã do Samba Paulistano, a realização do concurso “Repinique de Ouro” e “Rainha do Samba”, além de cursos para formação de jurados.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

10 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

10 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

12 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

12 horas ago