Dia Nacional do Samba será celebrado com vigília e ‘Alvorada’ na Uesp

Celebração do Dia Nacional do Samba na Uesp. Foto: Divulgação.

Celebração do Dia Nacional do Samba na Uesp. Foto: Divulgação.

União das Escolas de Samba Paulistanas, a Uesp, celebrará o Dia Nacional do Samba na noite da próxima quinta-feira (1º). Como já é tradição, o evento contará com roda de samba, reunindo baluartes para exaltar a cultura popular brasileira e um dos seus representantes mais genuínos – o samba, patrimônio imaterial paulista.

A festividade acontecerá na sede da Matriz do Samba, localizada na Rua Rui Barbosa, 588 – Bela Vista, com início às 20h e participação da Embaixada do Samba Paulistano, compositores, baianas, entre outros integrantes das agremiações carnavalescas e entidades representativas do Carnaval brasileiro. A entrada será gratuita.

Na programação, escolha do Cidadão e Cidadã Samba e homenagens a baluartes e personalidades que fomentam e auxiliam na luta em prol do samba e do Carnaval.

À meia-noite será acesa uma vela, cuja chama representa a resistência cultural, dando início à tradicional “Vigília do Samba”, que se estenderá por toda a madrugada.

Às 6h do dia 2 será realizada a “Alvorada do Samba”, anunciada com o toque de clarim e presença de líderes religiosos, que realizarão um ato ecumênico.


Leia também:

+ Incômodo? Solange Cruz comenta seca de títulos da Mocidade Alegre

+ Exposição abre alas para Nenê de Vila Matilde exaltar Consciência Negra; assista

+ Cortes Mirim, Infantil e Juvenil do Carnaval de São Paulo 2023 são escolhidas


Saiba mais sobre a Uesp

Fundada em 10 de setembro de 1973 com o objetivo de unir as escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo e representá-los junto ao poder público, a Uesp é membro do Conselho Municipal de Cultura e filiada à Confederação Brasileira de Escolas de Samba.

A entidade é responsável pelos desfiles oficiais das escolas de samba paulistanas dos Grupos Especial de Bairros, Acesso de Bairros 1 e Acesso de Bairros 2, Acesso de Bairros 3, além dos Blocos Especiais e Acesso de Blocos, espalhados em diversos bairros da cidade, atraindo grande público.

Além de organizar os desfiles, a Matriz do Samba desenvolve projetos em conjunto com suas filiadas visando a construção e o fortalecimento das comunidades e a valorização da cultura popular brasileira através de diversos eventos, entre eles, o “Dia Nacional do Samba”, a escolha do Cidadão e Cidadã do Samba Paulistano, a realização do concurso “Repinique de Ouro” e “Rainha do Samba”, além de cursos para formação de jurados.

Comentários

 




    gl