Categories: Carnaval/RJ

Projeto no Cacique de Ramos oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais

O projeto Frutos da Tamarineira está com as inscrições abertas para uma série de oficinas gratuitas, como aulas de violão (6 e 7 cordas), cavaquinho, banjo, repique, tantã e pandeiro.

A metodologia deste programa sociocultural do Cacique de Ramos tem como base os sambas imortais criados no bloco e grandes sucessos do Grupo Fundo de Quintal, o que facilita o aprendizado e auxilia na formação e despertar de novos talentos.

Com vagas limitadas, a pré-inscrição para o próximo período do Frutos da Tamarineira já pode ser feita através do link, até as 14h do dia 10 de agosto. No mesmo dia acontecerá a apresentação do conteúdo do projeto na aula inaugural que acontecerá a partir das 15h, na sede do Cacique de Ramos, na Rua Uranos, 1326, em Olaria.


Leia também:

+ Rio pode ter desfiles de Carnaval fora de época em 2023, diz presidente da Liesa

+ Entrevista especial: Com a palavra, Squel Jorgea


Os alunos também terão acesso a atividades culturais, como palestras, rodas de samba, e a história do bloco carnavalesco para explorar a criatividade e estimular as habilidades técnicas e evolução de cada aluno. Uma oportunidade para jovens e adultos aprenderem a tocar os tradicionais instrumentos musicais e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação extracurricular e até uma opção profissional.

O projeto é realizado em parceria com o produtor, arranjador, músico e compositor, Rapha Paulista. Sua rica trajetória reúne trabalhos especiais, interação com alunos do mundo inteiro e produções nacionais e internacionais. Além disso, o engajamento em causas sociais mobilizou o professor e pesquisador a fundação do projeto “Casa de Cultura, Esporte e Vida Feliz – Juntos no Bem”, no Jardim Munhoz, em Guarulhos, em São Paulo.

Depois de levar sua arte para diversos lugares, recentemente se estabeleceu no Rio de Janeiro para atender a demanda de novos trabalhos e aproveitou a oportunidade para apresentar a proposta do Frutos da Tamarineira. A ideia ganhou força com adesão imediata de Márcio Nascimento, gestor do Cacique de Ramos, que impulsionou a iniciativa e o desenvolvimento do curso de instrumentos musicais.  A curadoria é assinada por Bira Presidente, líder caciqueano.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

RS: Mães de autistas criam espaço de acolhimento para neurodivergentes

Solidariedade. A jornalista Debora Saueressig e a nutricionista Roberta Vargas, mães de crianças autistas, criaram o Instituto Colo de Mãe,…

19 minutos ago
  • Carnaval
  • Carnaval/RJ

RS: Escolas de samba produzem rodos para limpeza de casas

Liesa. A solidariedade é uma característica das escolas de samba do Rio de Janeiro. Diante da tragédia das enchentes no Rio…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Relembre o desfile em homenagem às mães no Carnaval de São Paulo

Fazendo sua estreia no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a escola de samba Dragões da Real prestou um…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Parque Rita Lee é inaugurado na Barra da Tijuca

Homenagem. Para homenagear a cantora e compositora Rita Lee, cujo falecimento este mês completou um ano, a Prefeitura do Rio…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Conquisteiros desejam um feliz Dia das Mães

Dia das Mães. Nem mesmo o isolamento no reality A Grande Conquista 2, da RecordTV, fez os participantes esquecerem que hoje…

2 horas ago
  • Brasil
  • Geral
  • Política

Morre, aos 39 anos, a deputada federal Amália Barros

Luto. A deputada federal Amália Barros (PL-MT), 39 anos, morreu na noite deste sábado (11), depois de ficar internada no Hospital…

2 horas ago