Mulheres no comando! Evelyn Bastos assume cargo de liderança na Mangueira

Evelyn Bastos no desfile 2022 da Mangueira. Foto: Juliana Dias/SRzd

Evelyn Bastos no desfile 2022 da Mangueira. Foto: Juliana Dias/SRzd

Rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira desde 2014, Evelyn Bastos foi convidada para ser a nova presidente da escola de samba mirim Mangueira do Amanhã. O mestre-sala Marquinhos irá assumir o posto de vice-presidente.

“Faço questão de agradecer a Guanayra Firmino, minha presidenta, uma mulher preta nessa liderança que me deu esse presente de também ser uma liderança. Jornada dupla feminina na Mangueira e na Mangueira do Amanhã. Faremos um trabalho de legado”, afirmou Evelyn.

Evelyn Bastos foi musa do Carnaval do Caldeirão do Huck, em 2012, e rainha do Carnaval do Rio de Janeiro em 2013, numa trajetória de muita dedicação e amor ao samba. Filha de Valéria Bastos, rainha entre os anos de 1987 e 1989, iniciou seus passos também na Mangueira do Amanhã. Cira da escola mirim, a nova presidenta promete dedicação e resgate das crianças do morro.

“Essa é a minha essência, a minha base. ‘Vá o mais longe que puder, mas nunca se esqueça de onde veio’ eu carrego essa frase comigo e todo caminho que venho trilhando, em todas as etapas eu nunca deixei de olhar para trás. Sempre tive muito carinho com as crianças e quis passar esse valor cultural que o samba pode agregar em nossas vidas, o quanto ele é transformador. Poder hoje carregar essa responsabilidade é um chamado e muito me honra. Será uma gestão feita com muito amor visando preparar o futuro da Mangueira para daqui a 20 anos a gente conseguir ver uma Mangueira como hoje”, declarou.

O vice-presidente Marquinhos foi representante de ala, intérprete da escola mirim e primeiro mestre-sala da Mangueira por 17 anos. Passou por outras agremiações como Unidos da Tijuca, Vila Isabel, Unidos do Viradouro e Paraíso do Tuiuti.

Também nascido em Mangueira, retorna para a escola com a missão de somar com a nova gestão para cuidar dos futuros talentos da Estação Primeira e resgatar a cultura do samba.

Evelyn Bastos, Guanayra Firmino e Marquinhos. Foto: Mangueira/Facebook
Evelyn Bastos, Guanayra Firmino e Marquinhos. Foto: Mangueira/Facebook

Mulheres no comando da verde e rosa

Recentemente, a verde e rosa, que tem Guanayra Firmino como primeira mulher eleita diretamente à presidência, anunciou que o barracão localizado na Cidade do Samba agora tem o comando de Tânia Bisteka. Ela será a primeira mulher a assumir o cargo na agremiação e única no Grupo Especial.

O desenvolvimento do Carnaval 2023 também terá a assinatura de uma mulher. A carnavalesca Annik Salmon fará dupla com Guilherme Estêvão.

Mangueira 2022

Ao cantar três de seus maiores baluartes, Jamelão, Cartola e Delegado, a Mangueira ficou com o sétimo lugar do Grupo Especial carioca neste ano.

+ Veja como foi o desfile

Leia também:

+ Carnaval 2023: Tendência aponta para enredos de mais fácil leitura pelo público

+ Vila promete novidades; Sabrina Sato participa de reunião de planejamento

+ Alemão do Cavaco é o novo reforço do Salgueiro

Comentários

 




    gl