Homenagem! Terreirão do Samba passa a se chamar Nelson Sargento

Nelson Sargento e Terreirão do Samba. Foto: Divulgação

O Terreirão do Samba agora se chama ‘Terreirão do Samba Nelson Sargento’. Em decreto municipal publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (13), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, alterou o nome do local para homenagear o ex-cantor e compositor.

+ Fique por dentro das notícias sobre a Mangueira

+ Prefeitura do Rio lança chamamento público para reabertura do Terreirão do Samba

A ideia partiu da Câmara de Vereadores do Rio, que aprovou a PL 356/2021 em 2ª discussão no dia 16 de junho. A proposta queria rebatizar o Terreirão com o nome do baluarte mangueirense. Paes,, no entanto, vetou o texto, ao alegar que a mudança de nome de um local público deve ser feita a partir de um decreto do Poder Executivo. Ele próprio deu prosseguimento ao documento necessário para atender a homenagem.

“Considerando a iniciativa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no sentido de homenagear Nelson Mattos, imortalizado como “Nelson Sargento”; Considerando a diversidade de talentos de Nelson Sargento, baluarte do admirável berço de músicos que é a Mangueira; Considerando que Nelson Sargento foi, com seus companheiros, a Voz do Morro; Considerando que o “Samba agoniza, mas não morre”; fica renomeado como Terreirão do Samba Nelson Sargento”, disse trecho do decreto assinado pelo prefeito.

Ícone do samba e da Mangueira, Nelson Sargento foi um compositor, cantor, pesquisador da música popular brasileira, artista plástico, ator e escritor. Ele morreu no dia 27 de maio, aos 96 anos, vítima de Covid-19.

Leia também

+ Paes se reunirá com escolas de samba para explicar contrato e reabrir Cidade do Samba

+ Mestre Marcão inicia ensaios com a bateria do Tuiuti: ‘Proibido correr’

+ Coreógrafo deixa Porto da Pedra após relatar terror psicológico e perseguição de diretores

Comentários

 




    gl