História pra gente pequena! Samba-enredo da Mangueira é tema de trabalho escolar

Mangueira faz jus ao nome escola de samba. Foto: Reprodução

O termo escola de samba nunca fez tanto sentido. A obra que a Mangueira leva ao Carnaval 2019 ganhou as salas de aula do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior, na Praça da Bandeira, e está servindo para ensinar história aos alunos de ensino médio. A ideia foi do professor Luiz Guilherme Santos, que decidiu passar um trabalho baseado na composição da verde e rosa.

“Foi uma coisa simples. Uma pesquisa sobre os personagens que aparecem no samba, a partir de concepções de história discutidas em sala”, contou o professor.

A obra que representa o enredo “História pra ninar gente grande” é assinada por Deivid Domênico, Tomaz Miranda, Mama, Marcio Bola, Ronie Oliveira e Danilo Firmino. Ela ficou conhecida no Brasil como o “Samba da Marielle” por exaltar a ex-vereadora assassinada em março de 2018. Além dela, a composição traz a tona mulheres como Dandara dos Palmares e Luiza Mahin. O samba também homenageia os Tamois, os Malês, os Caboclos e os ícones mangueirenses: Leci Brandão e Jamelão.

O carnavalesco Leandro Vieira, em conversa com o SRzd, havia dito que a ideia é do enredo da Mangueira para 2019 “é dar contorno estético épico e heroico aos nomes de populares que não encontraram abrigo nas páginas dos livros”. Ele também afirmou que o tema “olha para o passado para entender o presente”.

Trabalho escolar foi inspirado no samba da agremiação para 2019. Foto: Reprodução

Leia mais

– Sem luz, com samba! Apagão na quadra não tira brilho de ensaio da Mangueira

– Leandro Vieira divulga fantasias da Mangueira e promete contorno heróico aos populares

– Mangueira canta ‘Marias, Mahins, Marielles, Malês’ e mostra força do samba em gravação

Comentários

 




    gl