Carnaval/RJ

Notícias atualizadas sobre o Carnaval do Rio de Janeiro.

Flor da Mina do Andaraí: uma homenagem ao Renascença Clube

Flor da Mina do Andaraí. Foto: SRzd

*Por Eliane Souza

Fomos apreciar a final de samba do GRES Flor da Mina do Andaraí, que levará para o desfile 2024 a homenagem ao Renascença Clube – quilombo da resistência negra.

Vivemos mais um momento lindo e, desta vez, atendendo ao convite do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Matheus Freitas e Thamires. A equipe de harmonia da escola nos conduziu ao camarote destinado a imprensa e recebemos os cumprimentos da anfitriã do evento, a vice-presidenta da escola senhora Jurema Vieira.

Iniciamos os trabalhos cumprimentando a valiosa Galeria da Velha Guarda, e o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Gabriel, naquele momento acompanhado pela sestrosa Débora Santos, que estava gentilmente substituindo a Ana Júlia que está adoentada! Uma linda atitude de Débora, numa performance maravilhosa e elegância no traje! Presença discreta e pontual do Mestre de Cerimônia Victor.

Naquele solo sagrado nos emocionamos com a Bateria potente e afinada, comandada pelo Mestre Marcos Osório, a Ala de Passistas em fantasias singelas, a equipe de harmonia elegante e muito atenciosa durante a apresentação do grupo de pagode e dos sambas concorrentes.

O evento se iniciou com a apresentação do pavilhão da escola, performances da Ala de Passistas e a presença da Velha Guarda na roda! Prestigiando o evento, encontramos a segunda porta-bandeira do GRES Filhos da Águia da Portela, Amandah Rosa.

Na grande final de samba-enredo na Flor da Mina, pudemos ouvir quatro obras das parcerias de Wander Timbalada e Cia; Líbero e Cia; Felipe Quirino e Cia e, Totonho e Cia.

Circulavam, com naturalidade pelo salão, o intérprete Wantuir que foi o defensor do samba de Líbero e Cia e o intérprete Daniel Silva que defendeu o samba de Felipe Quirino e Cia.

Após a apresentação dos concorrentes, o Diretor de Carnaval Fabio Batista, a Vice-presidenta Jurema Vieira, o Diretor Musical, a Direção de Harmonia e os casais de Mestre-sala e Porta-bandeira, se reuniram para eleger o hino oficial 2024 da escola.

No palco, o Diretor de Carnaval junto com a Vice-presidenta fizeram suas considerações antes do anúncio do samba campeão, cujo refrão determina: “Avante povo preto, a luta é a certeza, retinta realeza. O morro desce, jamais se ausenta. Sou Flor da Mina pra exaltar o Renascença”.

Momento bonito no qual todos aguardavam o resultado e logo que o hino 2024 é cantado, o primeiro casal, acompanhado pela Mestra de Cerimônia Regina, já saí bailando, acompanhado pelo pelo segundo casal, sempre cuidado pelo mestre de cerimônia Victor!

Em meio a alegria demonstrada pela comunidade, perguntamos ao mestre-sala Matheus Freitas se estava contente com o samba eleito e ele nos confidenciou: “A escolha do samba 5 foi unanime entre os julgadores nessa final. Samba com muito alto astral, conseguiu detalhar bem a sinopse com maestria”.

O samba escolhido deixa a quadra em um mini-desfile que, saindo pelo portão, vai para a rua na comunidade anunciando que, assim, está iniciando o desfile que terminará da Intendente Magalhães, quando a agremiação se apresenta pela Série Prata.

Comentários

 




    gl