Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Em Cima da Hora: comentaristas analisam desfile

A Em Cima da Hora abriu os desfiles da Série Ouro do Carnaval 2022, nesta quarta-feira (20). A escola apresentou o enredo “33 – Destino Dom Pedro II”, uma reedição do Carnaval de 1984. Veja abaixo as análises dos comentaristas do SRzd sobre o desfile:

Avaliação geral (Rachel Valença):

“Depois de tanto tempo de afastamento, o início foi frio. A Em Cima da Hora não empolgou tanto quanto a reedição do samba fazia esperar, mas passou alegre e, a não ser por um buraco antes do primeiro carro ao passar pelo setor 7, foi correta”.

Avaliação geral (Luiz Fernando Reis):

“Não veio para ganhar o Carnaval, veio para se manter. Bonitinha, digna, corretinha, mas faltou a visão social do enredo. O enredo é muito mais forte que isso. Mas podemos dizer que veio direitinha. Tá longe de descer”.

Comissão de Frente (Márcio Moura):

“Apostando na irreverência, na dança e na teatralidade. Retratar uma típica viagem de trem com seus personagens: o policial, o vendedor , a cigana, o nordestino, dentre outros. O elemento representando o vagão do trem, carregado pelos integrantes, cumpre muito bem o papel de auxiliar o desenrolar da história. Uma comissão simples, bonita , muito bem ensaiada e que cumpriu seu papel muito bem. Lindo de ver a interpretação estudada dos integrantes, prova de que uma comissão com figurinos distintos pode sim mostrar uma unidade cênica”.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira (Eliane Santos Souza):

“O casal desenvolveu a dança com graciosidade, leveza e elegância. Jack Antunes realizou o Abano com firmeza, em giros com desenvoltura e bem sincronizada com os movimentos do mestre-sala Jonhy Mattos, que apresentou um riscado singelo, demostrando muita cortesia a sua dama. Destaco a apresentação do segundo casal da escola, com a performance bem elaborada de Carlos Eduardo que bailando, cortejou com elegância a porta-bandeira Raquel Silva”.

Alegorias e Adereços (Jaime Cezário):

“Trouxe em suas alegorias e fantasias a busca de soluções adequadas para driblar a falta de dinheiro, e isso ela fez com maestria. Alegorias com uma leitura de fácil entendimento, assim como, suas fantasias que trouxeram o universo do suburbano que enfrenta o trem lotado para ir trabalhar”.

Fantasias (Jaime Cezário):

“As fantasias sem riqueza, mas completamente adequadas a proposta apresentada na defesa do enredo”.

Enredo (Marcelo Masô):

“O enredo da Em Cima da Hora tece interessante reflexão social sobre a dura realidade social vivenciada pelos trabalhadores suburbanos. A viagem no Trem 33 em direção à antiga estação Dom Pedro II, atual Central, é o fio condutor deste belo enredo, palco não somente de tristezas das lutas diárias do operariado, mas também de esperança em dias melhores. Houve bom desenvolvimento do Enredo, as alas e alegorias trouxeram a plasticidade necessária para retratar os personagens dos vagões do “33”, operários, vendedores ambulantes e demais viajantes que compõem diariamente o universo do Trem. Destaque para a linda ala dos Ciganos”.

Samba-enredo (Cadu Zugliani):

“O samba do 33 não foi só uma viagem na avenida, mas nos levou também à uma viagem no tempo. Voltar quase quarenta anos e ver que pouco mudou na nossa realidade. Mesmo tendo um desenho mais clássico teve um andamento muito bem encaixado para o desfile. Mas não surtiu o efeito esperado na avenida, talvez pelo fato de ser a primeira, pegar a avenida ainda fria. O carro de som não rendeu o que poderia, foi reto demais e tirou um pouco do brilho do samba”.

Bateria (Cláudio Francioni):

“A bateria do estreante mestre Wando fez um desfile correto dentro do possível para uma escola que veio da Intendente Magalhaes. Apresentaram um contingente bem alto para o grupo de acesso e seguraram um andamento confortável durante toda a avenida. Algumas imprecisões na levada rítmica de caixas e repiques mas nada muito gritante em frente às cabines de julgamento, onde executaram as duas bossas com segurança. Merece destaque a frente da bateria, com instrumentos agudos precisos nos desenhos e nas levadas”.

Harmonia (Célia Souto):

“A escola não desenvolveu o samba com garra , sincronia entre ritmo e melodia, o canto não soou com força devido a inconsistência vocal dos componentes, embora a maioria dos componentes estavam comprometidos em cantar o samba enredo”.

Evolução (Célia Souto):

“Na evolução a escola apresentou um desfile na sua maior parte comprometido com a uniformidade, porém algumas falhas prejudicaram a totalidade do desfile resultando em alguns espaços que comprometeram o desempenho total”.

Veja também:

+ Com reedição de clássico, Em Cima da Hora ‘viaja de trem’ em desfile digno na abertura do Carnaval

+Fotos do desfile da Em Cima da Hora

+ Veja outras análises dos desfiles da Série Ouro

+ Saiba como foram os desfiles da Série Ouro

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

14 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho: ‘Ludmilla não entende muito desse assunto de religiões africanas’

Martinho da Vila, do alto da sabedoria de seus 86, em entrevista à Veja: "Ludmilla não entende muito desse assunto…

11 horas ago
  • Carnaval/RJ

Diogo Nogueira é homenageado por Paolla Oliveira por aniversário com vídeo fofo

O amor é lindo. Para comemorar os 43 anos de Diogo Nogueira, a atriz Paolla Oliveira publicou um vídeo com…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da Liesa

Carnaval 2025: Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da…

13 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Mãe de Davi se filia a partido político

Política. Elisângela Brito, mãe de Davi, campeão do BBB 24, também está lucrando com a fama do filho. Ela se…

14 horas ago