Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Acadêmicos do Cubango: comentaristas analisam desfile

Com um enredo em homenagem à atriz Chica Xavier, a Acadêmicos do Cubango foi a segunda escola da Série Ouro a desfilar, nesta quarta-feira (20), na Marquês de Sapucaí. Veja abaixo as análises dos comentaristas do SRzd sobre o desfile:

Avaliação geral (Rachel Valença):

“Felizmente não se confirmaram os boatos que davam conta de grandes problemas na escola. A Cubango passou muito bem, embalada pelo lindo samba. Foi possível ao talentoso João Vitor mostrar sua criatividade. A homenagem ao SUS e a ciência e tecnologia foi oportuna”.

Avaliação geral (Luiz Fernando Reis):

“Plasticamente muito bonita. Fantasias bem acabadas e não percebi muito enxerto. O que me incomodou muito foi a falta de leitura do enredo. Se você pega a Chica Xavier e substitui por Obama, Mandela ou qualquer outro, dá no mesmo. A Cubango deixa claro que quer chegar ao Especial, mas nisso deixou a desejar- e eu gosto muito do João Vitor, carnavalesco. Tá longe de descer, mas também não acho que dispute pra subir”.

Comissão de Frente (Márcio Moura):

“A Cubango acertou em cheio ao contratar Fabio Batista para coreografar sua Comissão de Frente. Um dos nomes mais representativos no estudo da dança afro do nosso estado. Diretor da CLAMN e da Escola Carioca de Danças Negras, sabe como ninguém explorar o tradicional e o contemporâneo em suas coreografias. E não foi diferente nessa apresentação em homenagem a Chica Xavier. Uma coreografia forte e muito técnica! Abusou na teatralidade o que aproxima em muito o público da narrativa. A utilização inteligente do Tripé (árvore sagrada) que possibilitava apresentação individual das entidades sincréticas da coreografia foi ponto importante para o entendimento do todo. Ponto alto para a transformação em Iansã da bailarina que interpretava Chica Xavier. O público amou”.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira (Eliane Santos Souza):

“Com uma bonita performance, o casal apresentou os movimentos obrigatórios bem sincronizados, revelando excelente entrosamento. Observou-se grande harmonia e naturalidade. O estilo de Diego Falcão, altivo e determinado, esbanjando alegria na condução da dança com um delicado adereço de mão: um bastão! Ele executou a Carrapeta com diversas piruetas e, no meio Sapateado, sincronizou o movimento com a pegada de mão, possibilitando que Aline Flores se exibisse com categoria no Balanço. O casal fez uma excelente ocupação do espaço destinado a dança, realizando a apresentação da bandeira de forma majestosa. Muito bonito de apreciar o bailado do casal”.

Alegorias e Adereços (Jaime Cezário):

“Acadêmicos do Cubango apresentou em suas alegorias uma boa qualidade e requinte visual, o entendimento não tão claro do enredo abordado. O Abre-alas passou apagado, a segunda alegoria também oscilou , mas conseguiu manter a iluminação após o setor 3″.

Fantasias (Jaime Cezário):

“As fantasias seguiram o mesmo padrão das alegorias, apresentando uma qualidade das Escolas que sonham em conquistar um bom lugar na apuração do grupo Ouro. O entendimento dos assuntos abordados nas alas, não ficaram tão claros, quanto a beleza visual”.

Enredo (Marcelo Masô):

“O Enredo da Acadêmicos do Cubango tem como cerne a vida da icônica mulher, atriz e Mãe de Santo Chica Xavier. O enredo da Cubango foi desenvolvido tendo como objetivo principal destacar a resistência da mulher negra em uma sociedade machista e racista a partir dos diversos prismas da vida de Chica Xavier, sobretudo o religioso e o artístico. A religiosidade de Chica Xavier foi abordada de forma plena na avenida. Entretanto, infelizmente ocorreu um sensível equívoco de proporcionalidade no desenvolvimento do enredo, o lado artístico de Chica Xavier ficou em segundo plano em relação à sua religiosidade. A única menção clara na avenida foi a alegoria dois que transparecia ser um palco, teatro, residindo neste ponto a patente desproporcionalidade”.

Samba-enredo (Cadu Zugliani):

“Cubango tem um dos melhores sambas desta safra. Andamento excelente escolhido para o desfile. Pixulé muito bem e um Carro de som entrosado, especialmente com as bossas e ajudando a puxar o canto da escola. Letra bem construída e variações melódicas bem interessantes. Segurou bem até o fim do desfile”

Bateria (Cláudio Francioni):

“A bateria Ritmo Folgado da Cubango fez boas apresentações nos módulos de julgamento, com destaque para a bossa em que todos se abaixavam e somente o atabaque sustentava o ritmo, uma bossa muito arriscada e que deu certo, inclusive comunicando-se bem com o Público. A bateria do Mestre Demétrius em alguns momentos apresentou desencontro rítmico entre marcação, repique e caixas, mas felizmente não foi na frente dos julgadores. No segundo box, lugar onde não há avaliação da bateria, a bateria foi instável. Mestre Demétrius usou toda sua calma e experiência para usar as bossas certas, nos lugares certos. Outro destaque positivo, foi a ala de tamborim, que fez um belíssimo trabalho com o diretor mais novo do carnaval”

Harmonia (Célia Souto):

“Os componentes estavam comprometidos com o canto, demonstraram conhecer bem o ritmo e a melodia do samba, porém faltou mais garra e força no desempenho do canto, o mesmo não soou forte e vibrante”.

Evolução (Célia Souto):

“A escola apresentou uma irregularidade no início do desfile ocasionando um aceleramento na evolução. No desenvolvimento do desfile houve um maior empenho em uniformizar o entrosamento entre as alas”.

Veja também:

+ Acadêmicos do Cubango mostra que Carnaval se faz na Avenida

+ Fotos do desfile da Acadêmicos do Cubango

+ Veja outras análises dos desfiles da Série Ouro

+ Saiba como foram os desfiles da Série Ouro

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Acadêmicos do CubangoAnálises dos desfiles da Série Ouro 2022 - Carnaval RJCarnaval 2022

Recent Posts

  • Brasil

Prefeito de Canoas fala sobre resgate de cavalo ilhado em telhado de casa

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, do PSD, afirmou que a operação de resgate de um cavalo ilhado deve exigir…

33 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Gracyanne Barbosa abre o jogo sobre ménage com Belo e Adriano Imperador

Em sua primeira entrevista após deixar de seguir Belo nas redes sociais, Gracyanne Barbosa abordou, como era esperado, vários assuntos…

51 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Música
  • Política
  • Rio de Janeiro

Eduardo Paes diz que não vai autorizar shows do Bruno Mars no Rio

Marcados para os dias 4 e 5 de outubro de 2024, os shows de Bruno Mars no Estádio Nilton Santos,…

1 hora ago
  • Famosos

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição. Musa fitness concedeu entrevista ao podcats e o tema central…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: maioria não aprova três dias de desfiles no Grupo Especial 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

Edson Pereira e equipe apresentam projeto visual na Tijuca e fotos dão água na boca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

11 horas ago