União da Gávea homenageará São João Del Rey em seu enredo para o Carnaval Virtual 2020

O GRESV União da Gávea que completou 15 anos de existência este ano, apresentará no Grupo Especial do Carnaval Virtual “São João Del Rey: A terra onde os sinos falam” de autoria de Marcos Felipe Reis.

 

Presidente: Marcelo Custódio
Vice-presidente: Clayton Gomes
Departamento cultural: Renato Moço
Intérprete: Leandro Santos
Carnavalesco: Márcio Ronald
Diretor artístico: Ricardo Hessez
Enredista: Marcos Felipe Reis

 

São João Del Rey: A terra onde os sinos falam.

Autor: Marcos Felipe Reis

Os sinos falam

Posso ouvir quando olho lá no alto da Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Aquele som desperta-me uma memória, que tenho das histórias que sempre ouvi enquanto cresci. Vou para frente da igreja, refletindo sobre o quanto a cidade cresceu desde minha infância. Os coqueiros que hoje nos abrem passagem viram a pouco a cidade nascer como Tijuco e depois como Arraial Novo do Rio das Mortes enquanto o santuário crescia nas mãos feridas dos escravos. Chegando à porta da igreja, vejo seu belo altar ornado dando vida e forma ao barroco mineiro. Ela que nasceu capela entre bandeirantes paulistas e mineradores que peneiravam e reviravam pedras em busca do ouro, viu o arraial crescer de forma tão importante que fora elevada a São João Del Rey em homenagem ao rei de Portugal Dom João V.

Os sinos falam

A então nova cidade se movimentava na corrida do ouro, fazendo crescer pequenos comércios e fazendas que deram nova forma ao local. Lembro-me de minha avó contando que ouviu dizer que a cidade crescia próspera com a sede dos paulistas de explorarem sozinhos as Minas Gerais. Injustiçados, os comerciantes forasteiros se revoltaram dando origem à Guerra dos Emboabas. Porém a insatisfação com a coroa e seus altos impostos era tamanha que incentivou o movimento separatista da Inconfidência Mineira liderada por Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes – que contou com o apoio de vários poetas da época. O movimento, entretanto, teve insucesso após uma traição e a seguinte morte de seu líder.

Os sinos falam

Os lampiões de querosene iluminavam o crescimento do comércio, que guiava o progresso da cidade pelos trilhos de trem recém chegado. A agricultura e a pecuária – e o ouro em menor instância agora – ditam os novos ares, agora também era possível tecer e fiar os novos caminhos por entre os grandes casarões da época. São João Del Rey, mesmo não escolhida capital, continuava a encantar a todos principalmente Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que a retrataram em suas obras modernistas. Aqui a Mata Atlântica abraça o Cerrado, convidando a todos para desfrutar o clima doce do festival de inverno, as delícias do festival de cinema e a devoção da semana santa, que decora as ruas da cidade com seus grandes tapetes que nos conduzem aos belos e ricamente iluminados altares barrocos.

Os sinos falam

As badaladas me trazem de volta ao presente e me lembram que estamos na festa de momo! O carnaval de rua é força tradicional pelas bandas de nossa cidade, em grande parte impulsionado pelas repúblicas dos estudantes de nossa Federal em torno da praça central. Não precisa de muito, apenas trazer seu Fusca ou Fusquinha para cantar as Pérolas, pois é na Bandalheira que tudo se transforma. Aqui fica um Trem Bão, ninguém nem liga se passou da Zero Hora, pois Se mamãe deixar todos se juntam no Blocão da Esquina para celebrar a alegria de nosso carnaval, de nossa cidade. E hoje, nosso gavião se joga na folia para celebrar um novo tempo em nosso carnaval. Então vem, se deixe levar pela musicalidade dos sinos que já se envolvem em nossa bateria, pois o importante em meio aos confetes e serpentinas é nos divertirmos, é estarmos unidos, estarmos União da Gávea!

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA

Nossa disputa de samba começa no dia 20 de março com o recebimento das obras, o prazo final de entrega dos sambas será dia 15 de Abril.

Dia 28 a Gávea divulgará os participantes do concurso.

No dia 3 de Abril faremos nossa final com três obras.

Para participar do concurso vc deve enviar seu samba e letra da obra para o e-mail: [email protected]

O vencedor receberá um prêmio de 100 reais! Em caso de junção, este prêmio será divido entre as parcerias.

Boa sorte aos participantes!

Comentários

 




    gl