Simpatia Real trás o Carnaval como enredo para o Carnaval Virtual 2019.

Buscando a ascensão ao Grupo Especial, o GRESV Simpatia Real apresentou o enredo “Do enredo ao samba um conto marcado na história”, de acordo com o presidente e carnavalesco da escola, Jonas bastos, se trata de “um enredo pra quem gosta de Carnaval, vamos relembrar momentos que marcaram a historia do nosso carnaval! A simpatia não quer mais brincar, ela vem emocionar”.

Na ocasião do lançamento a agremiação apresenta seu novo pavilhão.

 

FICHA TÉCNICA

Presidente: Jonas Bastos
carnavalesco: Jonas Bastos
Intérprete: Edson Jóia

 

ENREDO

Do enredo ao samba um conto marcado na história

Autor: Jonas Bastos

O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira nem tampouco realizado apenas neste país.

O carnaval comemorado no Brasil sofreu influência de uma festa de rua, de origem portuguesa, o entrudo, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. Porém, a comemoração também passou por mudanças por causa do folclore indígena e a cultura africana, trazida pelos escravos. Todos esses fatores culturais construíram um carnaval distinto em cada parte do Brasil.

No Rio de Janeiro, um dos mais famosos do Brasil, é grande o apelo popular dos desfiles das escolas de samba de diversas regiões da cidade, principalmente das periferias, que todos os anos competem em desfiles monumentais, ao som dos sambas enredo. No sambódromo da Marquês de Sapucaí, projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado na década de 80. Nesses desfiles, cada escola de samba tem que trabalhar um tema e cada ala desfila obedecendo a esse determinado tema.

grandes temas como “Explode Coração” (salgueiro 1993), “É hoje O Dia” (união da ilha 1982), Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós (imperatriz 1989),  “Contos de Areia” (portela 1984), “Bumbum Paticumbum Prugurundum” (imperio serrano 1982), “Kizomba, Festa da Raça” (vila isabel 1988), ratos e urubus, larguem a minha fantasia (beija flor 1989) e “Sonhar não custa nada! Ou quase nada” (mocidade independente 1992) marcaram historia e sao lembrados ate hoje na cabeça de todos os foliões.

 

INFORMAÇÕES DISPUTA DE SAMBA

– Samba alegre e melódico.
– Não pode citar nomes de agremiações
– Pode entrosar o nome dos enredos ou palavras deles no samba
– O refrão principal DEVE citar o nome da SIMPATIA REAL.
– Prazo para entrega dos sambas:
– E-mail de entrega: 25/03/2019

Comentários




    gl