Renascer da Fênix canta Oxum em seu enredo de estreia no Carnaval Virtual 2020

O GRESV Renascer da Fênix apresenta seu enredo que cantará a orixá Oxum em sua estréia no Grupo de Acesso do Carnaval Virtual 2020. O título do enredo é: “Oxum a nossa Ìyálodé” de autoria dos enredistas Lucas Santiago e Pablo Bento.

 

 

FICHA TÉCNICA:

Escola: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Renascer da Fênix
Cidade sede: Rio de Janeiro – RJ
Data de fundação: 22/03/2020
Cores: Verde, azul e branco
Símbolo: Coroa e Fênix

Presidente: Pablo Bento
Carnavalesco: Fernando Gabriel
Intérprete: Julio Guillerme
Enredistas: Lucas Santiago e Pablo Bento
Diretor de Carnaval: Vinicius Campos
Diretor Artístico: Henrique Carneiro
Diretor de Marketing: Diego Alves

 

ENREDO:

Oxum a nossa Ìyálodé

Autores: Lucas Santiago e Pablo Bento

“Rio que fez lago fez lagoa. Trouxe a deusa das águas do amor, yê-yê oxum”

Abram alas para a grande mãe passar, ela é nossa rainha, a nossa protetora. Salve mamãe Oxum a deusa das águas doces, do amor e da fertilidade! A mãe que nunca desampara seus filhos e que sempre distribuiu amor a todos que por ela acorrem. Sobre as bençãos de nossa Ìyálodé contaremos sua própria história, a história da rainha da nação ijexá.

Oxum protege as mulheres grávidas que com imenso amor cuidam de seus bebês nos seus ventres, ela tem também esse amor porque é mãe e teve um de seus filhos com o grande caçador Oxóssi – que se encantou com ela na beira do rio – o filho se chamou Logun edé. Como deusa, ela habita em todos os rios de água doce. O seu dourado tem axé, ele transmite ouro interior, a beleza, o amor e a fertilidade.

Os animais tem uma ligação histórica com cada orixá, são os ritos e mitos deles e os de Oxum são o peixe, a abelha, a galinha d’angola, o papagaio do congo e a coruja.

Oxum tem ligação com todas Iyámi ajé , inclusive com as Iyámi Oxorongá que são: Mepere, Bokolo e Bambá. A Bambá quebrou um pacto das três e foi morar em uma árvore e a chamou de Apaoká, O nosso orixá usa o pó vermelho chamado de Osún para fazer os seus feitiços.

As Gèlèdes sociedade secreta feminina de caráter religioso existente nas sociedades tradicionais yorubás. Expressa o poder feminino sobre a fertilidade da terra, a procriação e o bem estar da comunidade. Essas mulheres são motivadas pelo empoderamento da Ìyálodé, elas também usam máscaras significativas da tradição iorubá.

Oxum é sincretizada com Nossa Senhora na igreja católica nos títulos de Conceição, Carmo, Candeias, Prazeres e Aparecida. Como Oxum, Maria foi mãe também e ambas sentem um infinito amor por seus filhos e com certeza nunca os desamparam. As religiões de matriz africana vêm sofrendo uma grande onda de intolerância religiosa e é importante termos a consciência de que ao vermos uma imagem de Nossa senhora podemos estar vendo a imagem de Oxum, pois as duas tem um papel muito significativo pra cada um de nós.

Com a beleza da mais linda Menininha do Gantois e de grandes personalidades da africanidade do Brasil, iremos presentear a nossa mãe com o mais belo dos presentes, a Renascer da Fênix vai dar todo o amor e a glória pra Oxum a nossa Ìyálodé!

 

REGRAS DA DISPUTA DE SAMBA-ENREDO

– Qualquer pessoa pode concorrer com até 3 sambas, seja em parceria ou individualmente.

– Os sambas deverão ser enviados até dia 26 de abril (domingo) para [email protected]

– Para enviar, devem conter o áudio, a letra do samba e o(s) nome(s) do(s) compositor(es).

– A final inda terá data definida.

– A Renascer poderá realizar a junção entre duas ou mais obras, bem como fazer mudanças no samba escolhido.

 

Comentários

 




    gl