Dogba – Império Raiz apresenta enredo para 2023

Logo oficial do enredo

Estreando no Carnaval Virtual, a SCV Império Raiz divulgou o enredo que levará para a disputa do Grupo de Acesso II.

Pavilhão oficial da agremiação

A preto e dourado do Rio de Janeiro/RJ apresentará o enredo “Dogba, Deixa a minha estrela brilhar tira teu preconceito da Avenida que a Império vai passar”.

Confira abaixo a sinopse do enredo:

O que é Preconceito???

O Preconceito  é uma opinião formada , sem maior ponderação, um conceito já formado antes de se ter os conhecimentos necessários. É uma opinião favorável ou desfavorável, que pode ou não ser baseada em sentimento precipitado, motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas.
Crochík descreve o preconceito como algo individual, psicológico e que se desenvolve de sociabilização da cultura.
O preconceito pode ocorrer para com uma pessoa ou um grupo de pessoas de determinada raça, gênero, etnia sexualidade, identidade de gênero, religião sexo, crenças, valores, afiliação política ou esportiva, linguagem ou dialeto, nacionalidade, ocupação, classe social, educação, idade, deficiência, beleza, criminalidade, apoio a uma equipa desportiva, gosto ou gênero musical, ou outras características pessoais.
Quando começou o Preconceito???
O Preconceito existe desde o início dos Tempos, mas a maior lembrança que temos de Preconceito é o preconceito de cor, principalmente contra os negros africanos, que levou a Escravidão…

1 Ato_ A Escravidão

Os negros Africanos foram cruelmente sequestrados de seu continente de origem, de suas tribos e famílias, simplesmente pelo fato de serem negros.
No Brasil!
Não existem registros precisos dos primeiros escravos negros que chegaram ao Aqui, A tese mais aceita é a de que em 1538, Jorge Lopes Bixorda, arrendatário de pau-brasil, teria traficado para o estado da Bahia os primeiros escravos de origem africana.
Eles eram capturados na África e trazidos à força para a América, em navios, em condições miseráveis e desumanas. Muitos morriam durante a viagem através do oceano Atlântico, vítimas de doenças, de maus tratos e da fome.
Os negros que sobreviviam à travessia, ao chegar ao Brasil, eram rapidamente separados do seu grupo linguístico e cultural africano e misturados com outros de diversas tribos para dificultar a comunicação entre eles.
Seu papel de agora em diante seria servir de mão-de-obra escrava para seus senhores, Além de terem sido arrancados a força de sua terra natal, de não terem nenhum direito, os escravos tinham que conviver com a violência e a humilhação dia após dia.
A minoria branca que era a classe dominante socialmente, usava como justificativa para essa condição através de ideias religiosas, racistas e preconceituosas que afirmavam seu privilégio e superioridade. As diferenças étnicas serviam como barreiras sociais e de justificativa para a crueldade cometida contra os escravos.
Por mais ou menos 388 anos o Brasil teve a economia ligada ao trabalho escravo: extração de ouro e pedras preciosas, criação de gado e plantação de café, cana-de-açúcar, serviços domésticos. A mão de obra escrava era a força que movia essas atividades econômicas.
Após o fim da escravidão, o que parecia um sonho continuava um pesadelo pois o preconceito parecia ainda maior e a maioria dos negros que ficaram no Brasil, não conseguia um trabalho pois eram hostilizados E repudiados pelo fato de serem negros e muitas pessoas não aceitavam que eles fossem tratados como iguais.
O tempo passou e algumas coisas mudaram, mas o preconceito continuou, além da cor os negros também sofriam preconceitos por conta de sua religião. religião essa que trouxeram direto de sua terra ancestral.

2 ato_ Religião.

Existe preconceito de todos os lados contra diversas religiões, contra muçulmanos, judeus, espíritas, cristãos e outros, mas o Preconceito maior sempre foi conta as religiões de matrizes Africanas.
Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras tais como umbanda e candomblé…
mas assim como a indígena, a cultura africana foi suprimida pelos colonizadores. Na era colonial, os escravos aprendiam português, eram batizados com nomes portugueses e era obrigados a se converter ao catolicismo, catolicismo esse que por décadas perseguiu e assassinou povos que não eram adeptos da Religião Católica.
E assim foi com o culto religioso dos negros africanos, por todo o Brasil durante décadas as religiões de matrizes africanas foram demonizadas hostilizadas e isso gerou muito preconceito contra o povo do Axé, preconceito esse que mesmo com o passar dos tempos ainda continua e apesar da luta do povo negro não sabemos até quando isso vai continuar…

Logo oficial do enredo

3 Ato_ MULHERES

O machismo existe desde a era das cavernas onde as mulheres supostamente eram arrastadas pelos cabelos e estupradas dentro de cavernas para satisfazer o desejo animal dos homens. Mas vamos anos a frente.
Em um mundo onde por gerações os Homens eram o poder dominante o Machismo Sempre foi muito presente.
O machismo é a ideia de que o homem é superior à mulher. Esse embasamento é definido como um sistema de representações simbólicas e tem como objetivo induzir os sujeitos a crer em uma grande farsa, utilizando o argumento e as relações do sexo, tentam dividir os mesmo em polos dominante e dominado, que na maioria das vezes é tido em condição de objeto.
Num passado não muito Distante, as mulheres eram obrigadas a casar com homens que elas mau conheciam , após o casamento eram constrangidas pois os homens exibiam com orgulho os lençóis manchados com sangue , que eram prova de que a mulher havia casado virgem.
E por muito tempo foi assim. as mulheres não podiam escolher seus maridos ,não podiam vestir calças e nem votar.
por volta de 1960 as mulheres passaram a usar calças e foi nessa década que também surgiu
O movimento feminista contemporâneo .
Esse movimento surgiu nos Estados Unidos, por volta da segunda metade da década de 1960, e se espalhou rapidamente para diversos países industrializados entre 1968 e 1977.
O movimento feminista teve uma reinvenção central.
O movimento feminista contemporâneo é a luta pela “libertação” da mulher. Esse termo “libertação” deve ser entendido como uma afirmação da diferença da mulher, mas sobretudo em termos de alteridade. Com base nessa ideia, o movimento feminista busca novos valores, que tem como objetivo auxiliar e promover a transformação das relações sociais ou da sociedade como um todo…
Por décadas as mulheres lutaram por liberdade e direitos iguais.
O direito ao voto , pelas mulheres, por exemplo só foi concedido em 1932 por meio de um Decreto.
O decreto 21.076, que criou a Justiça Eleitoral, pelo então presidente Getúlio Vargas. Mas essa luta feminina pelo voto vem desde o movimento sufragista, movimento do século 19 e de organizações de movimentos feministas no início do século 20.
Hoje graças a mulheres como:
Nísia Floresta, ela foi uma das precursoras do feminismo no Brasil.
Bertha Lutz. …
Celina Guimarães Viana. …
Carlota Pereira de Queirós. …
Patrícia Rehder Galvão, a Pagu. …
Laudelina de Campos Melo. …
Rose Marie Muraro e outras, as mulheres já conquistarão muito, mas ainda há muito que conquistar. a luta por igualdade e Respeito continua.

4 Ato_ Homossexuais

Homossexualidade existe há gerações, mas por muito tempo foi tratada como doença ou Possessão.
Por muitos anos a igreja tratou a homossexualidade como possessão ou sodomia.
Os homossexuais foram tão cruelmente perseguidos que, somente no Brasil, no século XVII, foram registadas 4.419 denúncias de sodomia, dessas 4.419, 30 foram enviados à Metrópole e condenados à fogueira.
A sodomia era considerada a pior das heresias de todas.
Para homossexuais, a idade era justificativa para a pena. Após confissões obtidas na base da tortura, o indivíduo abaixo de 15 anos era recluso por três meses. Acima dessa idade, o indivíduo era preso e condenado a pagar multa. Já os adultos deveriam pagar multas, e em alguns casos, se não pagassem tinham os seus genitais amarrados e eram condenados a andar nus por toda a cidade, e depois de serem açoitados eram expulsos. No caso de serem maiores de 33 anos, o indivíduo era julgado, sem direito a defesa e, quando condenado, era morto em fogueira e ainda tinham seus bens confiscados.
Muito tempo passou e os homossexuais continuaram sendo oprimidos, agredidos, internados em manicômios psiquiátricos ,punidos e assassinados.
Alguns homossexuais começaram a se levantar em luta contra a opressão e a partir De um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969, surgiu a data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Esse protesto acontecia em defesa de um clube gay, o Stonewall Inn, que foi aberto o ano de 1967, bem no coração do popular bairro de Greenwich Village, em Nova York.
Hoje mesmo depois de Tantas conquistas o preconceito ainda é muito grande e em um país onde mito vira mico, a Luta contra a homofobia não pode Parar.

5 Ato_ Outros Tipos de Preconceito

Sabemos que nos dias de hoje Existem muitos tipos de preconceito com o passar dos anos os preconceitos ao invés de acabar parece que se multiplicaram com o surgimento e a popularização das redes sociais tudo ficou ainda pior pessoas derramam seu ódio gratuitamente através de comentários e postagens preconceituosas contra tudo e todos que pareçam diferentes ou inferiores como exemplo temos
Preconceito contra mulheres (machismo, misoginia ou sexismo)
Preconceito social (classismo)
Preconceito racial (racismo contra Negros, índios etc…)
Preconceito contra pessoas trans (transfobia)
Preconceito contra homossexuais (homofobia)
Preconceito contra judeus (antissemitismo)
Preconceito religioso
Preconceito contra gordos (gordofobia)
Preconceito contra deficientes físicos (capacitismo)
Preconceito contra estrangeiros (xenofobia) etc…
A luta contra todos esses tipos de preconceitos, é árdua ,mas é necessário e deve continuar até que um dia isso possa se tornar apenas uma lembrança obscura do passado e que todos possam viver em paz como iguais, e o respeito e a empatia se torne cada vez maior para que possamos viver em um mundo de paz, harmonia e felicidade.
E é por isso que nesse ano de 2023 escola de samba Império raiz traz para Avenida, o enredo : (Dogba, Deixa a minha estrela brilhar tira teu preconceito da Avenida que a Império vai passar.)

Comentários

 




    gl