Divertida e questionadora, Comunidade do Samba traz a figura do diabo

Logo oficial da agremiação.

A paulistana das cores azul e branco, a Comunidade do Samba, desfilará em 2021 com o enredo Sem medo de mostrar o rabo de autoria de seu carnavalesco, Lucas Bereco. A escola estará disputando o título do Grupo de Acesso 1 e em busca da vaga inédita no Grupo Especial, com um enredo leve e divertido que questiona a figura do diabo na cultura cristã.

Confira abaixo a justificativa e a sinopse da escola:

Logo oficial completo da agremiação.

JUSTIFICATIVA:
“A minha fantasia de diabo
Só falta o rabo, só falta o rabo.
Eu vou botar um anúncio no jornal:
Precisa-se de um rabo pra brincar no carnaval!”
(“DIABO SEM RABO”, de Haroldo Lobo e Milton Oliveira).

Para início de conversa, se for possível, escolha apenas um nome dos citados a seguir: Diabo, Capeta, Lúcifer, Belzebu, Príncipe das Trevas, Satanás, Inimigo, Tinhoso… Enfim, seja qual for à identificação, é difícil levar adiante esta conversa numa sociedade que foi doutrinada a temer até mesmo a pronúncia de tais nomes…
Há motivos suficientes para tanto medo? Bem, sim! Já que todos os nomes estão relacionados ao maior inimigo de Deus; o criador do céu e da terra, e de tudo que nela habita… Sendo opositor da vontade divina, o Diabo, o nome mais temido, é detentor de todo o mal que assola a humanidade. A história, quando impregnada pelos “fundamentos cristãos”, se torna uma grande batalha mística entre os regentes da vida na terra. Nós, em meio ao “fogo cruzado” entre luz e trevas, somos tão somente frutos dessa dualidade.

Para quê falar sobre o Diabo, então?
“Cruzes! Desconjuro! Bate na madeira! (…)”.

Apologia ao satanismo? Não, não no Brasil; País abençoado por Deus e bonito por natureza; qualidades divergentes a tudo que se associa ao reinado da escuridão… Entretanto, o Brasil também é um País tropical, onde fevereiro tem carnaval: a legítima “festa do Diabo”. A alegria da massa é uma “blasfêmia” e traz maldição para a existência humana, já nascida do pecado… Porém, ninguém neste “calabouço de moralidade” consegue resistir à tentação de “morder o fruto proibido”. Todos querem participar porque podem ser o que quiser ser em um “universo Dionisíaco” de fantasias e de “amores relâmpagos”.
Seja nas ruas lotadas, desfilando nas passarelas, ou até mesmo dentro de casa, é no meio da euforia pecaminosa, da quentura infernal do verão, do bacanal que te condena ao sofrimento eterno, que o brasileiro encontra a felicidade efêmera fundamental para suportar um cotidiano de tantas dificuldades… Abastece a alma com a energia motriz necessária para seguir o resto de um ano desafiador que ainda não começou…

No fim, presenciar o “esbalde do Capeta” não parece ser tão ruim assim… O carnaval é tão bom que nem o próprio Diabo consegue esconder o rabo!

SINOPSE:

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. (1º João 5:4)

Para as Seitas Gnósticas do mediterrâneo, o ESPÍRITO é BOM, e quando não mais aprisionado na matéria, retorna para DEUS… Já a matéria, é MÁ, é FRACA… Não resiste às TENTAÇÕES deste mundo criado a partir da IMPERFEIÇÃO. Ceder aos desejos da carne é aceitar as vontades do DIABO, cujo mesmo, o ANJO REBELDE, fez o seu trono neste lugar contaminado pela MALDADE.

Para trazer PAZ, a jornada de JESUS CRISTO se inicia em meio às CATACUMBAS ROMANAS… A truculência de Diocleciano, tal qual o ataque fatal de um leão feroz, condena os adeptos da NOVA DOUTRINA à morte e ao exílio. Ainda sim, os ensinamentos do VERDADEIRO MESSIAS permanecem vívidos; é a RELIGIÃO que se ergue resistentemente nas ruínas de um império em decadência.

Com o passar do tempo, o CRISTIANISMO então se torna as “BOAS NOVAS” que logo dominaria por absoluto o território Romano Ocidental… Consequentemente, vem à proibição de ADORAÇÃO a OUTROS DEUSES e também a repulsa total aos COSTUMES PAGÃOS; aquilo que é uma afronta ao DOGMA da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA, agora institucionalizada, gera insultos à SANTÍSSIMA TRINDADE e impossibilita para os mortais o deleite no REINO DOS CÉUS.

Findando o período clássico, a Europa deseja regressar aos velhos hábitos bucólicos. O Diabo, mais do que nunca, é um personagem odiosamente importante dentro e fora dos MONASTÉRIOS, e o PECADO é a FORÇA MALIGNA que atrai para as profundezas do INFERNO. A igreja, lado a lado com os reinos, mantém bravamente a sua MISSÃO DIVINA de SALVAR todos os pobres camponeses das ARTIMANHAS DE SATANÁS… Aqueles que se levantam contra o CLERO terão o castigo dos justos e nenhuma PENITÊNCIA será suficiente para inocentar os POSSUÍDOS… A INQUISIÇÃO, as MULHERES lançadas às fogueiras, as CRUZADAS para conter os BÁRBAROS… Tudo, por mais controverso que seja, é somente pelo fim dos HEREGES – os que conspiram contra a HEGEMONIA CRISTÃ.

EM NOME DA FÉ, a idade média está marcada por guerras sangrentas e constantes massacres… Além disso, carrega o peso de muitas mortes causadas por doenças imbatíveis… Como antes previsto nas SAGRADAS ESCRITURAS; o mundo foi tomado pelo CAOS… E é em meio ao caos, em meio da DESGRAÇA HUMANA, que o Diabo deixa de ser apenas figura cômica do teatro medieval – ele se fortalece para dar seguimento ao seu “PLANO ESCATOLÓGICO”.

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão”.
(Mateus 18: 15)

No “Renascimento” de uma nova Era, o “florescer” de pensamentos iluministas desperta nos eruditos a predileção pelo “antropocentrismo”… O PODER ECLESIÁSTICO, ao ser contestado, perde sua influência total sobre decisões individuais.

Apesar dos novos rumos, o EVANGELHO continua expandindo-se para além dos reinados de Portugal e Espanha. Quem não conhece o Deus e os santos dos Ibéricos, também não conhecerá a verdade sobre LÚCIFER e sua AMBIÇÃO de DOMAR A HUMANIDADE… O período das “grandes navegações” busca não somente novos DOMÍNIOS, mas também a “CRISTIANIZAÇÃO” de terras outrora desconhecidas… Depois que os MISSIONÁRIOS portugueses fizeram suas feitorias na África e no Oriente, Colombo “redescobre” as Américas, e o “novo mundo” soa como a “síntese” de maiores possibilidades…

Já para Cabral, “Vera Cruz”, além de nova, assemelha-se ao PARAÍSO… O frescor de IMAGENS EDÊNICAS cria o cenário em que inúmeras etnias construíram trajetórias milenares… Quando a PRIMEIRA MISSA é realizada, e essa imensa floresta é demarcada como “DOMÍNIO” de Deus, a complexidade dessas civilizações indígenas é reduzida a PAGANISMO.

Os “selvagens” são ensinados a “desmembrar” de suas antigas “roupagens” e a aceitar o trabalho escravo como algo trivial no processo da SALVAÇÃO… As MISSÕES JESUÍTAS tinham um papel importante na construção de um FUTURO SACRO para os NOVOS IRMÃOS… Contudo, A CATEQUIZAÇÃO seria um trabalho árduo, pois Deus e seus SERVOS não vieram sozinhos quando embarcaram na expedição Cabralina; A SERPENTE ENGANADORA também faria parte desta nova história de DISPUTA PELAS ALMAS dos “miscigenados”.

“(…) O dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.”
(Apocalipse 12:7-9)

Satanás não aguardou APOCALIPSE para somente então sair do ABISMO. Ele agora está inserido no “Brasil Colônia”, em “carne e osso”, em meio aos invasores… Quando os indígenas entram em conflito com os “Bandeirantes”, eles enfrentam o verdadeiro DIABO VELHO; o ESPÍRITO MALIGNO que mata, escraviza e incendeia os rios…

O CAPETA também toma conta do que não pertence a ele… No Brasil Império, os negros escravizados sentem o pesar da DEMONIZAÇÃO sobre a sua existência desprovida de qualquer dignidade. Mesmo após a alforria, as RAÍZES AFRICANAS se transformam em DEGENEREÇÃO dos “BONS COSTUMES”, e nos terreiros reclusos, a resistência estava na preservação da essência afro-brasileira… A RELIGIOSIDADE IORUBÁ se manifesta através dos rituais, danças e batuques. Por isso, qualquer traço da cultura negra sofre forte repressão por parte das grandes autoridades.

Apesar de ser um vilão histórico, o PRÍNCIPE DAS TREVAS, através do cômico, vai ganhando notoriedade em todos os cantos e de todas as formas… Ele é titular do jornal satírico de Luís Gama (DIABO COXO); ele ganha sua própria RELIGIÃO, graças a Machado de Assis (A IGREJA DO DIABO); ele é adorado pelas multidões que lotam os shows de Raul Seixas (“supostamente” SATANISTA)…

Finalmente, a lenda da CABEÇA SATÂNICA chega ao nordeste brasileiro… Em um chão mais quente que o próprio inferno, o ENCARDIDO é destaque no cinema, na literatura e nas poesias de cordel; Obras da ”invencionice” de um grande “sertão medievo”- ambiente no qual o PESTE já estava “familiarizada”…

O “movimento armorial” é o triunfo de um povo que subitamente se vê cercado por castelos, reis, rainhas, dragões e cavaleiros… Os “reinos ibéricos” que surgem na “terra do sol” são a inspiração para o nascimento de manifestações importantes do folclore nacional… No encontro do erudito com o popular, o TINHOSO renega a BÍBLIA e marca a sua presença nas histórias do cangaço.

“Vistam toda a armadura de Deus (…), pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
(Efésios 6: 11-12)

Depois da popularização do “NEOPETENCOSTIALISMO”, o Brasil se encontra ainda mais imergido no “MESSIANISMO”… A VIDA CRISTÃ baseia-se em LIBERTAR, RESGATAR, EVANGELIZAR, CONVERTER e SALVAR o maior número de almas antes da VINDA DE JESUS. Para não perder a “vaga no céu”, é fundamental manter-se “vigilante”, pois o Diabo e seus DEMÔNIOS estão acerca, e se difundem nessa sociedade transgressora…

E não existe festa mais transgressora que o carnaval brasileiro… Sua irreverência celebra a VIDA FÉRTIL, o AMOR, o SEXO, a LIBERDADE e a BENEVOLÊNCIA de outros deuses para com os “homens”… Por isso, o “SAGRADO” jamais deve se “misturar” ao “PROFANO”. Quando Jesus é visto em meio a PIERRÔS, ARLEQUINS, COLOMBINAS, DIABINHAS, SAMBISTAS, BATUQUEIROS, BAIANAS, EXUS, POMBO GIRAS, MENDIGOS, CANGACEIROS, MASCARADOS, SEMINUS, MULHERES e TRANSVIADOS… A HERESIA reverte-se em CONDENAÇÃO, e todos os CASTIGOS DIVINOS são lançados contra os FOLIÕES ENDEMONIADOS.

Sendo assim, o Diabo, com todas as suas facetas, é coroado como o Rei da VIDA MUNDANA e faz o seu tridente o estandarte da FOLIA INFERNAL… Sem medo de mostrar o rabo, ele sai pelas ruas para ver a alegria de um povo que já está “condenado” a PADECER no FOGO ETERNO… Quando a multidão fantasiada desce ao inferno para festejar, por um instante, ela esquece que o CAPETA é o maior inimigo que uma “NAÇÃO CRISTÔ pode ter…

Há sim um DIABO MENTIROSO que realmente precisa ser detido, mas ele não faz parte do carnaval, e também não é um PERSONAGEM MITOLÓGICO… Contudo, ROGUEMOS para que os deuses desse País mestiço se unam e continue nos livrando de todo mal que nos cerca.

“Lá no inferno é fogo, aqui sou mais feliz,
Tô vendo diabo de saia, botando fogo pelo nariz!”…
(“TÔ COM O DIABO”, autoria desconhecida).

Comentários

 




    gl