Conheça o corpo de jurados que avaliarão os desfiles do Grupo de Acesso do Carnaval Virtual

Confira quem são os jurados selecionados e aprovados pela comissão organizadora do Corpo de Jurados. A comissão foi composta por representante de todas as escolas do Grupo Especial e Grupo de Acesso.

Os desfiles do grupo de acesso começam Hoje, a partir das 21h, para acompanhar basta acessar o site do Carnaval Virtual (www.carnavalvirtual.com.br) nos dias dias 23 e 24 de Agosto a partir das 21 horas!

Caso prefira, você também pode baixar o app do Carnaval Virtual disponível para celulares com Android. O aplicativo Carnava Virtual foi criado para os amantes de carnaval poderem acompanhar nossos desfiles. Ele conta com um módulo de rádio Online e a passarela de desfile. Acompanhe notícias pelas nossas notificações Push e fique por dentro de tudo que acontece no Carnaval Virtual.
Baixe por aqui: http://abre.ai/aglL

Confirme sua presença no evento clicando aqui!

QUESITO: ENREDO

Jurado oficial 01: Thiago Lacerda
Professor de história graduado na PUC-RJ. Trabalha na Rede Municipal de Ensino de Araruama e na FAETEC-RJ. É mestre em história também pela PUC-RJ. No carnaval tem participação como coordenador do Sambanet desde 2001. Já foi julgador de alegorias nos Grupos de Acesso do Rio (2011 e 2012) e no desfile do Grupo Especial de Porto Alegre (2014, 2015 e 2016), Uruguaiana – RS (2011, 2012 e 2013) e em Batatais (2018) .Em 2016 julgou enredo no Grupo E no Rio de Janeiro e também nos desfiles das escolas mirins – (entre 2013 e 2016). No Carnaval Virtual foi julgador de Enredo no Grupo de Acesso em 2018.

Jurado oficial 02: Édy Dutra
Estudante de jornalismo. Estudioso de carnaval, jurado no carnaval de Porto Alegre em 2014, desde 2017 responsável pelos enredos da Imperadores do Samba (Porto Alegre).

Jurado oficial 03: Robeto Limberger
Especialista em Políticas Públicas e Sociais, possui mestrado pela UNICAMP. O tema da dissertação foi transformado em enredo campeão do 3º concurso da LIESE. Possui dois títulos no Concurso Brasileiro de Enredos. Acompanha o carnaval desde 1993 e atua como cineasta e produtor cultural.

Jurado oficial 04: Felipe Costa
Formado em artes cênicas com especialização em figurino pela Escola de Belas Artes da UFRJ, estagiei no carnaval da Beija-flor de Nilópolis com o Fran Sérgio e o Laíla no carnaval de 2014, estagiei em duas pesquisas na UFRJ voltadas ao carnaval e atualmente sou um dos carnavalescos da União da ilha pro carnaval 2020.

Jurado reserva: Marinaldo Lira
Graduado em Letras, Mestre em Literatura e Cultura, Doutorando em Linguística e Práticas Sociais, Pesquisador das Culturas Populares (UFPB); Carnavalesco do G.R.C.E.S Unidos do Roger; Avaliador de Quadrilhas Juninas (Municipal, Estadual, Nordeste e Nacional), Escritor, Orientador, e Idealizador dos enredos Malunguinho e Cavalo Marinho, da Bohêmios Samba Club.

 

QUESITO: SAMBA-ENREDO

Jurado oficial 01: Jefferson Monteiro
Formado em Licenciatura de Pedagogia e História, pela UERJ. Pesquisador do carnaval carioca. Atualmente diretor cultural do GRES Mangueira do Amanhã e enredista. Já tive passagens por diversas escolas de samba como ritmista e diretor de bateria. Julgador do grupo de acesso da Intendente Magalhães em 2012 e 2016.

Jurado oficial 02: Antônio Gonzaga
Compositor do Salgueiro

Jurada oficial 03: Millena Wainer
Começou sua carreira no carnaval mirim, onde ganhou prêmios como: Estandarte de Ouro mirim, Olhômetro e Tamborim de Ouro. Atualmente participa de coros de disputa de samba, e faz parte do carro de som da Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos de Vila Maria (São Paulo).

Jurado oficial 04: Guilherme Niegro
Educador Popular, formado em Pedagogia pela UFRRJ-RURAL, cursando pós graduação em relações étnico-raciais na educação básica. Torcedor da Grande Rio, amante do carnaval e das escolas de samba no geral Rio e SP, atualmente pesquisador de cultura e saberes populares ligando “Escola de samba, educação básica e a lei 10.639/03, alfabetização e letramento a partir samba de enredo no bairro de Campo Grande.”

Jurado reserva: Mateus Pranto
licenciando em Letras-Literaturas/UFRJ. No carnaval, é compositor, ritmista, diretor cultural da Lins Imperial e coordenador de Projetos Internos do Grupo de Pesquisa Observatório de Carnaval/UFRJ. Como compositor, já venceu nas seguintes escolas: Estrelinha da Mocidade (2016 a 2019), no Aprendizes do Salgueiro (2019), na Infantes do Lins (2018 e 2019), na Mangueira do Amanhã – e Tamborim de Ouro do Jornal O Dia (2018), na Lins Imperial (2018), na Imperadores do Sol (2018) e no Unidos do Jacarezinho (2019). Como ritmista, toca repique e chocalho. Como pesquisador, atua na análise do discurso de sambas e de enredo e na interface entre literatura e Carnaval.

Jurado reserva: Rodrigo Yankovic
Graduado em Nutrição, possuo 3 outros cursos incompletos: Histora, Direito e Comunicação Social. Ex direção artística, teatral e temática da Junina Mistura Gostosa onde passei 8 anos a frente. Escritor de texto teatral e criador e desenvolvedor de temáticas da Junina Mistura Gostoso, no período em que lá estive. Compositor: Inúmeras musicas juninas, entre diversas quadrilhas da Paraíba, principalmente a Mistura Gostosa; dois sambas-enredo da Escola de Samba Boêmios do Carnaval Virtual, 2018 e 2019. Ator de teatro, já participei de inúmeros espetáculos teatrais, sendo o trabalho mais longo e importante; o espectáculo: Espelhos, pelo grupo de teatro Maske, apresentado dentro da Paraíba. Amante do Carnaval desde os 4 anos de Idade quando tenho minhas primeiras memorias do meu contato com o mundo das escolas de Samba, ao me apaixonar pela Beija-Flor em seu desfile no ano de 1991, com o enredo: Alice no País das Maravilhas.

 

QUESITO: FANTASIAS

Jurado oficial 01: Vitor Melo
Graduando de Administração, é fundador do Carnavalize, onde escreve, revisa, edita e produz conteúdos relacionado ao Carnaval, participou da realização da exposição sobre Rosa Magalhães e do desfile da cubango de 2019 sobre o Bispo do Rosário, participou de organização de diversas rodas de conversa relacionadas ao carnaval, participou de festivais de enredos por diversos anos. É jurado do carnaval virtual desde o carnaval virtual 2017.

Jurado oficial 02: Rafael Gonçalves
– x –

Jurado oficial 03: Rodrigo Dias
Artista plástico, ilustrador e figurinista, graduado em Artes Visuais e design pela UFJF e carnavalesco da Bohêmios Samba Club

Jurado oficial 04: Jorge Mayko
Graduando em Pedagogia, carnavalesco da Unidos de Jucutuquara no Grupo Especial do carnaval Capixaba, coreógrafo em diversas agremiações do Carnaval Capixaba, vice campeão do grupo de acesso do carnaval capixava 2019 pela Chegou o que Faltava.

 

Jurado reserva: Christian Fonseca

Mestre em História, Dissertação sobre as leituras de Áfricas nos desfiles carnavalescos do Rio de Janeiro 2003-2018. Já foi jurado virtual no quesito enredo. Presidente da escola de samba virtual Floripa do Samba desde 2010.

 

QUESITO: ALEGORIAS

Jurado oficial 01: Yago Duarte
Atuo como Designer Gráfico e artista autodidata em 3D para alegorias no Carnaval. Nasci em Manaus, tenho 27 anos e moro atualmente em SP. Comecei em 2011 na Mocidade Independente de Aparecida em Manaus e lá participei da comissão de carnaval por 5 anos. Em 2017 ao me mudar para o RJ fui convidado a projetar uma alegoria para a Dragões da Real o que me abriu as portas para o Carnaval seguinte visto que, após o desfile de 2018, com a ida do Dione pro Tucuruvi, ele me chamou pra participar do projeto alegórico de 2019. O que me fez mudar para SP. Mesmo com o resultado do carnaval que passou, continuo como assistente dele para o Carnaval 2020, mas também estou projetando para a Real Mocidade de Santos, Imperatriz Dona Leopoldina de Porto Alegre e Dragões da Real. Tenho uma passagem como Designer Gráfico no Boi Garantido também, em 2016 e 2017.

Jurado oficial 02: Jônatas Barbosa
Sou amante fervoroso do carnaval já 16 anos. Sendo destes anos, treze dedicados assiduamente aos eventos, desfiles, trabalhos e formações no mundo do samba. Fui passista da Acadêmicos de Santa Cruz e Sereno de Campo Grande, carnavalesco de duas agremiações físicas, pertencente ao grupo de avaliação do carnaval carioca. Além de marcar presença todos anos na Império Serrano. Participei de trabalhos em algumas agremiações, assessorando equipes. Com a experiência vivida aos longos anos de dedicação ao samba, e tendo um amplo entendimento posso agregar valores a equipe de Jurados do carnaval virtual, fazendo uma avaliação justa.

Jurado oficial 03: Ton Bricio
Formado na Escola Belas artes, da UFRJ, no curso de artes Plásticas. Pesquisa acadêmica voltada para decoração carnavalesca do Teatro Municipal do rio de janeiro e a decoração de Rua do Rio de Janeiro. Trabalhou como professor no curso de carnaval da Faetec por 5anos. Jurado no carnaval de Niterói.

Jurado oficial 04: Junior Pernambucano
Atual carnavalesco do Império Serrano.

Jurado reserva: Rafael de Lima
Integrante do Carnaval Virtual desde o ano de 2008. Carnavalesco campeão nos anos de 2014, 2016 e 2017 do Grupo Especial. Experiência como julgador nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 no quesito Alegorias e Adereços. Atualmente exerce a função de Presidente do GRESV Bohemios Samba Club.

 

QUESITO: CONJUNTO

Jurado oficial 01: Victor Raphael
Pedagogo, servidor público, presidente do Conselho Deliberativo da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá, desempenhou funções de enredista, diretor de harmonia, vice-presidente nas escolas de samba de Corumbá, e conta com mais de 60 sambas compostos. Além disso, foi presidente da Acadêmicos do Setor 1, que participou do Carnaval Virtual durante dez anos.

Jurado oficial 02: André Wonder
Professor do IFRJ Campus Belford Roxo, doutorando em artes pelo PPGAV /EBA UFRJ, Ex carnavalesco, julgador da Série A e pesquisador de carnaval.

Jurado oficial 03: Guilherme Estevão
Arquiteto, carnavalesco do Império da Tijuca. Ex carnavalesco no carnaval virtual, fiz trabalhos em carnavais de São Paulo, Uruguaiana, Florianópolis, Rio Grande do Sul e Três Rios.

Jurado oficial 04: Cleiton Almeida
Graduando em Artes Visuais – Escultura na EBA-UFRJ e coordenador geral do Observatório de Carnaval da UFRJ. Acumula experiências em carnavais virtuais desde 2013, com participações em concursos de desenho, maquete e enredo, sendo o atual tricampeão da LIESE. No carnaval carioca, possui experiência como aderecista no GRES São Clemente e no GRES Acadêmicos do Grande Rio, além de ser folião e guardião de casal de mestre-sala e porta-bandeira.

 

Jurado reserva: Bill Oliveira
Multimídia, Artererapeuta e Professor de Desenho e de Desenho de Figurino. Pesquisador do carnaval e da cultura brasileira desde 2001. Em 2004 começou a desenhar carnaval em São José dos Campos para a Caprichosos dos Jardins. Foi carnavalesco em São Paulo nas escolas Lavapés, Prova de Fogo e Valença de Perus em 2010. Atuou como professor, produtor e carnavalesco no evento “Carnaval de Rio en San Luis Argentina” onde integrou um trio de carnavalescos no evento de 2013 a 2016. Figurinista da Mocidade Independente e Vila Maria em 2019.

 

 

Comentários




    gl