Categories: Carnaval Virtual

‘Asa Branca’ tem o maracatu como destaque de seu Carnaval em 2021

A Acadêmicos da Asa Branca, escola que fará sua estreia no Carnaval Virtual em 2021, tem como enredo Canta Sinhá, Toca Sinhô, Abram Alas que o Baque-Virado Chegou de autoria de seu presidente, Ademar Neto, e de um de seus diretores de carnaval, Thiago Moreira.

A escola de João Pessoa, capital paraibana, completa sua equipe com John Lima como vice-presidente, Natália Amaro é sua carnavalesca e Lucas Macedo é o intérprete. Os diretores de Carnaval são Ademar Neto, John Lima, Thiago Moreira, Tito Virgílio.

A tricolor, das cores vermelho, preto e branco, será a segunda escola do sábado, dia 13 de Novembro. Os desfiles do Grupo de Acesso 2 no sábado começarão às 19 horas.

+ Leia a Sinopse

+ Ouça o samba da escola

Em entrevista com a equipe do SRzd, o presidente da agremiação, Ademar Neto, deu alguns detalhes de como está sendo a produção do desfile de sua escola.

A escola paraibana tem como título do enredo Canta Sinhá, Toca Sinhô, Abram Alas que o Baque-Virado Chegou e esse enredo, segundo Neto, “é uma Ode ao Maracatu Nação predominante no Carnaval de Recife”. E com esse enredo, a escola pretende trazer uma mensagem de resistência desse movimento cultural pernambucano e da negritude vinda do continente africano, isso, pois, “os cortejos de Maracatu apresentam uma maneira de refletir as antigas cortes africanas, que ao serem vendidos como escravos, trouxeram para o Brasil suas raízes”.

Para passar essa ideia, a escola dividiu seu enredo da seguinte forma, segundo Neto, “começamos o desfile no Congo do século XIV, para demonstrar toda origem africana do Maracatu. Após o carro Abre-Alas passamos a apresentar os personagens do Maracatu Nação já na forma como são encontrados no Brasil, com a devida influência portuguesa e indígena. Por fim, faremos uma ode ao Carnaval de Pernambuco. O último setor reúne Frevo, Maracatu e Samba, para mostrar acima de tudo que o Carnaval, seja ele em Pernambuco, no Rio de Janeiro, ou na passarela virtual, por ser uma festa carregada de historicidade e valor cultural, é uma festa onde toda coroa é do povo”.

Pavilhão oficial da agremiação.

Já sobre as expectativas, Neto aponta que “de início, a maior expectativa, por sermos escola estreante, era fazer uma apresentação de qualidade para depois pensar em objetivos maiores. Com o desenvolvimento do Carnaval nosso foco foi mudando, e hoje sonhamos em Alcançar o Acesso para o Grupo de Acesso 1“.

Apesar de ser a estreia da escola em 2021, Neto aponta que os fundadores da agremiação conheceram o Carnaval Virtual no ano passado, “após uma experiência em outra escola virtual no ano de 2020”. E que após essa oportunidade de conhecer o projeto, decidiram fundar uma escola própria, pois, segundo o presidente da agremiação, “o universo é encantador. Acreditamos que o Carnaval Virtual é uma grande vitrine para artistas de diversas áreas e com certeza é um grande laboratório, que se bem aproveitado abre portas para a vida toda”.

Já sobre a equipe, Neto aponta que é graças ao time formado que conseguiram resolver problemas e fazer a escola realizar seu primeiro desfile, pois, apesar das “dificuldades existirem, mas todas conseguiram ser solucionadas através da união da equipe em prol do melhor para a escola”. E por conta desse comprometimento de equipe, ele aponta sobre a preparação do desfile que “as alas estão todas prontas. Faltam finalizar as alegorias. Vamos precisar apertar o passo agora no finalzinho, mas vamos chegar com uma sobra de tempo“.

Logo oficial da agremiação.

Já acerca dos destaques da escola, o presidente aponta que “o samba-enredo deve ser um dos pontos altos do nosso desfile. Fiquem atentos a ala de baianas, deve ser algo bem inovador. Quanto a efeitos especiais, destaco a apresentação do Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira com os seus devidos guardiões“.

Por fim, Neto deixa como mensagem final a todos: “Abram Alas, acompanhem o Baque-Virado da Asa Branca, e venham conhecer um pouco mais dessa Manifestação Cultural de ampla importância em nosso país como é o Maracatu. Nosso Canto é de Liberdade e acima de Tudo de Resistência!“.

Carnaval Virtual

Share
Published by
Carnaval Virtual
Tags: Carnaval virtualCarnaval Virtual 2021carnavalvirtualGRESV Acadêmicos da Asa BrancaMaracatu

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio: Vila Isabel já tem enredo, solta vídeo e deixa torcedores em suspense

Rio: Vila Isabel já tem enredo, solta vídeo e deixa torcedores em suspense Apenas a Unidos de Vila Isabel ainda…

4 horas ago
  • Brasil

Ação humana aumentou o nível das chuvas no RS, afirma estudo da Climater

Clima. Em uma entrevista exclusiva concedida ao site do G20, o climatologista Francisco Eliseu Aquino, chefe do Departamento de Geografia…

5 horas ago
  • Famosos

Cissa Guimarães homenageia o ex- marido, o ator Paulo César Pereio, que morreu neste domingo

Luto nas artes. A atriz Cissa Guimarães homenageou, nesta segunda-feira (13), ao ex- marido, Paulo César Pereio, que morreu no…

5 horas ago
  • Televisão

Sonia Abrão rasga o verbo e acusa Wanessa Camargo de encomenda contra Davi

Bastidores. Nessa segunda-feira (13), a apresentadora Sonia Abrão repercutiu em seu programa na RedeTV! uma polêmica envolvendo Davi e Wanessa…

5 horas ago
  • Televisão

VÍDEO: Alexandre Frota detona Davi, campeão do BBB 24

VÍDEO: Alexandre Frota detona Davi, campeão do BBB 24. Ex-deputado, o ator participou do programa Fofocalizando, do SBT, nesta segunda-feira…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

Após anúncio de despedida, mestre Tornado cita Ailton Graça e novos desafios

José Jorge Teles Santos, conhecido pelos sambistas como mestre Tornado, não é mais mestre de bateria da escola de samba…

6 horas ago