Ahosi é o enredo do Império da Fênix para o Carnaval Virtual 2022

Logo oficial do enredo

Pavilhão oficial da agremiação.

Retornando ao Grupo de Acesso I do Carnaval Virtual, o Império da Fênix apresentou o enredo com o qual buscará uma vaga no Grupo Especial do CaV em 2022.
A tricolor de Niterói/RJ irá apresentar o enredo “Ahosi”, uma temática africana.

Confira abaixo a sinopse da escola:

AHOSI !

E assim a viagem da guerreira fênix começa…

Contam relatos e atestam registros que lá pelas bandas do continente mãe, a África, em uma região conhecida como costa de mina, emergiu um dos grandes impérios africanos.

DAHOMÉ!

 Implacável em batalha e eterno rival do império de Oyó, fez nascer em seu seio a mátria guerreira, materializada em mulheres temidas pela bravura e força descomunal.

AHOSI!

 “esposas do rei”, guardiãs do trono que moldadas em espírito de guerra e revestidas de bravura eram a proteção do panteão daomeano e fortaleza de uma nobreza. À luz dos primeiros passos de Hangbé, a grande mãe guerreira, sob a guarda de espada reluzente de Gu, com destino regido por Fá, Dahomé deu o poder à sua força feminina…

mulher caça!
Mulher luta!
Mulher vence!

Na gênese implacável da força Ahosi, a iniciação na aldeia evoca Voduns para fortalecer o corpo. No árduo treinamento, escalar paredões, vencer barreiras e rasgar obstáculos, trazem a energia para vencer e preparam a mente para os desafios que virão. Avamunha! Toque da guerra, que chama para a luta e prepara do espirito para o embate. Guerreiras vão dominar e conquistar com a benção do poder divino dos Ewé-fon. É hora de expandir domínio, vigiar os inimigos, criar estratégias e trazer o poder!

Logo oficial do enredo

Num culto de reverência aos Voduns entre o ecoar de palavras em adoração e ordem de batalha do povo  Fon, surge a força vital da mulher de combate. A Saga de bravura que sobreviveu às barreiras impostas pelo tempo, as Mino guardaram além de guadarem o trono do império, guardaram seu lugar na história. Que hoje o legado Ahosi venha revestir a Fênix em força, que o vigor para batalhar e seguir brigando pela vida e proteção e seu povo, que moveu as amazonas do Dahomé, incorpore na alma guerreira desse império!

Guia de palavras

Hangbé – foi a primeira amazona e filha do rei Houegbadja, fundador do reino de Daomé

– Vodun da profecia e senhor do destino

Gu – vodun senhor da guerra, da metalurgia, da cirurgia e das escarificações.

Avamunha – Toque que chama todas as divindades Fon(Voduns) para a Guerra

Ewé-fon – povos habitantes do império de Daomé e que o fundaram

Fon – Póutro nome dado ao ovo que fundou o império de Daomé

Bibliografia consultada

CARMO, R. E. O. O fenômeno da nagotização e as macumbarias no carnaval. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de História da arte da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Rio de Janeiro, 2019.

GAIA, R. S. P.; VITÓRIA, A. S. Orixás, nkises, voduns: as nomenclaturas e etnias dos sagrados nos camdomblés ketu, bantu e jeje. Revista Calundu, v. 5, n. 1, p 45-63, 2021.

GUÉZODJÈ, R. Amazonas: as temidas guerreias do reino de Daomé. Disponível em: < https://www.google.com/amp/s/am.dw.com/pt-002/amazonas-o-ex%25C3%25A9rcito-feminino-do-reino-de-daom%25C3%25A9/a-56823669 > Acesso em 29 de nov.2021.

MARQUES, L. L. Reinos e impérios africanos – reino de Daomé. Disponível em: < https://www.palmares.gov.br/?p=54322 > Acesso em: 03 de dez. 2021.

PINTO, T. R. Amazonas, um exército de mulheres em defesa própria. Disponível em: < https://primeirosnegros.com/amazonas-um-exercito-de-mulheres-em-defesa-propria/ > Acesso em: 04 de dez. 2021.

PRESTES, J. M. Reviver a história: saga das mulheres guerreiras – “as Ahosi de Daomé”. Disponível em: < https://google.com/amp/s/tudorbrasil.com/2016/08/31/reviver-a-historia-saga-das-mulheres-guerreiras-as-ahosi-de-daome/amp/ > Acesso em: 04 de dez. 2021.

Comentários

 




    gl