Fachin concede liberdade condicional para Paulo Maluf

Paulo Maluf. Foto: Reprodução da TV

Paulo Maluf. Foto: Reprodução da TV

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, concedeu, nesta quinta-feira (24), liberdade condicional ao ex-deputado Federal, ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital Paulo Maluf.

Em 2017 ele foi condenado pela Primeira Turma do STF pelo crime de lavagem de dinheiro, com pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias em regime fechado. Há quatro anos, Maluf cumpre prisão domiciliar.

+ Exame/Ideia: Lula tem 42%; Bolsonaro cresce 3 pontos e chega aos 27%

Maluf foi acusado pelo Ministério Público Federal de usar contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito paulistano (1993 e 1996).

Uma das fontes do dinheiro desviado ao exterior viria da obra de construção da Avenida Águas Espraiadas, atual Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul da cidade.

O político foi acusado de usar contas de offshores (firmas usadas para investimentos no exterior) para enviar o dinheiro desviado. Segundo o MPF, mais de US$ 172 milhões foram aportados na empresa de propriedade de sua família por meio desse esquema.

Fachin afirmou que Maluf cumpre os requisitos necessários para a progressão de regime, como o cumprimento de mais de um terço da pena e por ter bom comportamento.

Maluf tem 90 anos e está internado no Hospital Vila Nova Star, após receber o diagnóstico positivo para Covid-19, na última sexta-feira (18). O estado de saúde do dele é considerado bom.

Leia também:

+ Em vídeo, jogadores brasileiros presos em hotel pedem ajuda para deixar Ucrânia

+ Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia e como ele afeta o Brasil

Comentários

 




    gl