Exame/Ideia: Lula tem 42%; Bolsonaro cresce 3 pontos e chega aos 27%

Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução do YouTube

Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução do YouTube

Pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (24), mostrou a mesma tendência do levantamento CNT/MDA sobre a intenção de voto para 2022.

Ambas mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida eleitoral para a disputa deste ano ao Palácio do Planalto e crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento Exame/Ideia foi feito por telefone, entre os dias 18 e 22 de fevereiro, com 1.500 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

+ veja o resultado de primeiro turno:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 42%
Jair Bolsonaro (PL) – 27%
Sergio Moro (Podemos) – 10%
Ciro Gomes (PDT) – 8%
João Doria (PSDB) – 2%
André Janones (Avante), Rodrigo Pacheco (PSD), Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania), Aldo Rebelo (sem partido) e Leonardo Péricles (Unidade Popular) não chegaram em 1% das citações.

Indecisos – 3%
Brancos e nulos – 4%

Na rodada de janeiro, com uma lista de candidatos ligeiramente diferente, Lula tinha 41%, o que indicaria, portanto, uma subida de um ponto percentual, dentro da margem de erro. Bolsonaro tinha 24%, subindo três pontos percentuais, no limite da margem de erro.

+ População ucraniana foge de Kiev após início da guerra; assista

O chefe do Executivo tem a maior taxa de rejeição; 47% não votariam nele. A taxa de rejeição de Lula é 37%.

Lula vence em todas as simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, o placar seria 49% contra 35%. Bolsonaro vence em uma única situação: se o segundo turno fosse com João Doria. Nesse caso, o presidente teria 32% e o governador de São Paulo, 29%.

Leia também:

+ Em vídeo, jogadores brasileiros presos em hotel pedem ajuda para deixar Ucrânia

+ Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia e como ele afeta o Brasil

Comentários

 




    gl