Quando Lula irá revelar nomes de ministros políticos de partidos aliados?

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, tem dito a aliados que as negociações em Brasília e a votação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados devem atrasar o anúncio dos nomes dos ministros que vão compor seu governo, deixando-o, de forma estratégica, para a véspera do Natal.

“O objetivo do petista é concentrar anúncios de ministros políticos —principalmente de partidos aliados— para depois da aprovação da PEC, numa estratégia para medir sua força no Congresso e a fidelidade das legendas que disputam espaço em seu governo”, diz reportagem do jornal “Folha de São Paulo”.

Ministros de perfil mais técnico poderão ser anunciados nos próximos dias, dizem pessoas próximas a Lula. A previsão é que uma nova leva de nomes seja anunciada na sexta-feira (16).


Leia também:

+ Em coletiva, Lula relembra respeito por vencedor e chama Bolsonaro de sainte

+ Bastante emocionado, Lula chora e relembra prisão e luta pela democracia


Agenda e nomes já anunciados

O presidente diplomado viaja a São Paulo na noite desta quarta-feira (14) e deverá encontrar o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, cotado para comandar o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Lula começou a anunciar seus ministros, com a apresentação dos futuros chefes da Fazenda (Fernando Haddad), da Justiça (Flávio Dino), da Casa Civil (Rui Costa), da Relações Exteriores (Mauro Vieira) e da Defesa (José Múcio Monteiro). A cantora Margareth Menezes vai assumir o Ministério da Cultura, pasta que será recriada após ter sido transformada em secretaria.

Nesta terça-feira (13), o presidente eleito anunciou o ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que também foi senador pelo Estado de São Paulo, como próximo presidente do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Comentários

 




    gl