Lula detalha investimento em Cuba e destaca retorno milionário ao Brasil

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Nesta terça-feira (22), durante entrevista para uma rádio de Santa Catarina, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhou os investimentos brasileiros em Cuba.

+ MPF acusa Bolsonaro de improbidade e enriquecimento ilícito

Lula respondeu sobre os aportes do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, em países como Cuba e Venezuela, alvos de acusações das oposições ao PT e seus governos.

“O Brasil não seria o que é se não tivesse havido investimentos estrangeiros no início do século. Houve muito financiamento estrangeiro financiado por bancos estrangeiros. O Brasil é o único país do mundo que quando a gente decide fazer um empréstimo para um país para um investimento, esse país é obrigado a contratar uma empresa brasileira. E aí a gente começa a exportar serviços, engenharia.

O Porto de Mariel, em Cuba, gerou US$ 900 milhões em compras de produtos do Brasil. Além de que os cubanos pagam empréstimo. O Metrô da Venezuela começou com o Fernando Henrique Cardoso e começou corretamente. Da mesma forma que nós recebemos dinheiro emprestado para fazer coisas no Brasil.

Esse negócio de achar que é ruim é pura ignorância ou falta de informação. A gente não está tirando dinheiro do brasileiro, porque é um dinheiro que é emprestado com pagamento de juros, ou seja, não tem nenhum problema. Nós investimos em Angola e temos garantia absoluta de receber esse dinheiro por causa do petróleo de Angola. Eu acho uma pena a cabeça de alguns brasileiros, às vezes muito atrasada, em achar que fazer um aporte em um país é um pecado mortal”, disse o petista. Assista:

Leia também:

+ Governo zera imposto de importação do etanol e seis alimentos

+ Bolsonaro sobre Paulo Guedes: ‘Ruim com ele, pior sem ele’

Comentários

 




    gl