Em mobilização inédita desde a Ditadura, artistas gravam vídeo pela democracia

Maria Bethânia. Foto: Reprodução de vídeo

Maria Bethânia. Foto: Reprodução de vídeo

Artistas como Anitta, Marisa Monte, Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Fábio Assunção, Marcos Palmeira, Djavan, Camila e Antônio Pitanga, entre outros nomes, participaram da gravação de um vídeo onde fazem a leitura da chamada “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, organizado pela Faculdade de Direito da USP, a Universidade de São Paulo.

O documento, divulgado no último dia 26 de julho, já ultrapassa a marca de 874 mil assinaturas e defende o processo eleitoral e o sistema de votação em vigor implementado no Brasil em 1996.

O documento ainda critica, sem mencionar nomes, os ataques feitos pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL) ao modelo brasileiro. O manifesto condena o que considera “ataques infundados e desacompanhados de provas” que questionam “o Estado Democrático de Direito”.


Leia também:

+ Bolsonaro acirra debate após chamar Lula de bêbado e fazer piada homofóbica

+ Ministros do STF votam pelo aumento do próprio salário em 18%


Nesta quinta-feira (11), um evento no histórico Pátio das Arcadas do Lago de São Francisco, na região central de São Paulo, está marcado para a leitura oficial da carta. O mesmo movimento deve ser reproduzido em outras cidades do país.

Dentre os signatários do manifesto estão também ex-presidentes; Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de sua esposa, Janja da Silva. Nomes de banqueiros, empresários, integrantes da magistratura, do Ministério Público e de ex-ministros do STF também constam entre os que partiram para a defesa pública e suprapartidária da democracia brasileira, numa mobilização que não se via desde as lutas contra a Ditadura Militar (assista ao vídeo):

Comentários

 




    gl