Pesquisa: Lula herda 18% dos votos que elegeram Bolsonaro em 2018

Lula e Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram

Lula e Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram

Pesquisa PoderData divulgada nesta segunda-feira (16) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu o apoio de 39% dos eleitores que o levaram a vitória na eleição presidencial de 2018.

Segundo o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o pré-candidato que mais se beneficiou com esta situação ao conquistar 18% das intenções de voto dos que votaram em Bolsonaro contra Fernando Haddad.

Lula aparece bem à frente de todos os demais pré-candidatos, uma vez que Ciro Gomes (PDT) conseguiu herdar apenas 4% dos eleitores arrependidos. O percentual do pedetista é igual ao registrado por João Doria (PSDB). Em seguida estão Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), com 2% cada, estando tecnicamente empatados com Doria e Ciro.

O estudo aponta também que Lula conquistou a preferência de 34% dos eleitores que disseram ter votado em branco ou anulado o voto no segundo turno do pleito de 2018.

Outros 27% dizem que votarão em Ciro e 14% pretendem votar em Bolsonaro. André Janones (Avante) , Luciano Bivar (União Brasil) e Pablo Marçal (PROS) registram 4%, 1% e 1%, respectivamente.

Considerando toda a amostra da pesquisa, Lula lidera a corrida eleitoral com 42% das intenções de voto, contra 35% de Bolsonaro.

O levantamento feito pelo PoderData ouviu três mil eleitores brasileiros por telefone entre os dias 8 e 10 de maio e possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08423/2022.

Leia também:

+ Idade mínima e ficha limpa: saiba quem pode ser candidato no Brasil

+ Eleições 2022: pré-candidatos já podem iniciar vaquinha virtual

+ De olho no futuro: Jovem deve ser o foco das campanhas eleitorais de 2022

Comentários

 




    gl