Categories: BrasilSão Paulo

Ouvidoria pede afastamento de policiais envolvidos nas mortes em baile de Paraisópolis

A Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo pediu o afastamento de seis policiais militares que participaram da operação em baile funk na favela de Paraisópolis no domingo (1), resultando na morte de nove jovens.

Familiares de vítimas e sobreviventes acusam os agentes de terem encurralado o público do baile em vielas, para depois agredi-los. Ao menos nove pessoas morreram e duas ficaram feridas na Operação Pancadão realizada pela Policia Militar

“É preventivo afastar os policiais envolvidos na ocorrência em razão da complexidade dela”, afirmou o ouvidor, Benedito Mariano. A Polícia Militar informou que está investigando possíveis excessos e que um inquérito na Polícia Civil apura a o caso.

A versão de jovens que estavam no local é que a PM chegou atirando no público do baile, além de atacarem com spray de pimenta e bombas.

“Chegaram atirando em todo mundo. A gente estava no baile e primeiro veio a bomba. Começaram a cair as pessoas, passando mal, e a desmaiar, sendo pisoteadas. Ficamos encurralados”, disse um jovem que estava no local.

Na manhã desta segunda-feira (2), a irmã de um dos jovens, Denis Guilherme, de 16 anos, afirmou que amigos tentaram socorrer o garoto mas foram impedidos por policiais.

“Era um menino negro, na favela, curtindo um baile. Os amigos deixaram ele, ele caiu. Quando um amigo foi socorrer, o policial falou: ‘Pode deixar que a gente cuida dele'”, disse Fernanda Garcia, irmã de Denis.

Bastante emocionada, ela deixou o Instituto Médico Legal chorando, acompanhada de outros familiares de Denis. O jovem de 16 anos trabalhava como jovem aprendiz em uma empresa de telemarketing e foi ao baile funk acompanhado por três amigos.

Leia também:

– ‘Foi uma ação desastrosa da PM’, diz advogado sobre mortes em Paraisópolis

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio: Veja a logo do enredo da União de Maricá para 2025

Rio: Veja a logo do enredo da União de Maricá para 2025 A União de Maricá definiu o seu enredo…

2 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Leandro Vieira assina enredo autoral de Maricá; conheça o tema para 2025

Rio. A União de Maricá definiu o seu enredo para o Carnaval 2025. Em busca do título da Série Ouro…

8 minutos ago
  • Brasil

RS: Vídeos mostram rastro de destruição no Estado; chuvas afetam milhares

RS: Vídeos mostram rastro de destruição no Estado e chuvas afetam milhares. Chuvas no Rio Grande do Sul causam estragos,…

23 minutos ago
  • Televisão

SBT comunica fim de contrato com a apresentadora Christina Rocha

São Paulo. A assessoria de comunicação informou nesta quinta-feira (2) que o SBT e a apresentadora Christina Rocha decidiram, em…

48 minutos ago
  • Carnaval/SP

De olho no Grupo Especial, Independente Tricolor solta seu grito e revela enredo

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

58 minutos ago
  • Brasil

Soroterapia: há riscos em tomar o ‘soro de beleza’ direto na veia?

A soroterapia, ou terapia de soro intravenoso, está ganhando destaque como proposta de ser um método terapêutico "fascinante", e que…

2 horas ago