Categories: Brasil

Isolando o bolsonarismo, ADB também adere defesa da justiça eleitoral no país

Após o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) fazer acusações, insinuações e ataques sobre a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas e do próprio sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores na última segunda-feira (18), um movimento contundente das instituições nacionais passou a isolar a tese que é um dos pilares do chamado “bolsonarismo”.

Nesta quarta, a ADB, Associação dos Diplomatas Brasileiros, emitiu nota afirmando que “tem plena confiança na Justiça Eleitoral brasileira e no sistema eletrônico de votação”.


Leia também:

+ Procuradores do MPF pedem ao PGR investigação contra Jair Bolsonaro

+ Remédios e vacinas em estoque do Ministério da Saúde perdem a validade


A ADB destaca que, por décadas, os diplomatas atuam em apoio às autoridades eleitorais nas eleições presidenciais no exterior, o que possibilita a votação dos brasileiros que moram ou estão em trânsito fora do país.

A manifestação da ADB se soma no grupo das instituições, autoridades e entidades de classe que repudiaram as declarações falsas do presidente sobre o sistema eleitoral durante o encontro com embaixadores.

Ainda nesta quarta, os servidores da ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência, também se pronunciaram em comunicado informando que “não há qualquer registro de fraude nas urnas eletrônicas desde a implantação do atual sistema” (leia a nota da ADB):

“Desde sua implantação, em 1996, o sistema brasileiro de votação eletrônica é objeto de reiteradas demandas de cooperação internacional de transferência de conhecimento e tecnologia. Ao longo desse tempo, a diplomacia brasileira testemunhou sempre elevados padrões de confiabilidade que se tornaram referência internacional indissociável da imagem do Brasil como uma das maiores e mais sólidas democracias do mundo. A missão eleitoral do Ministério das Relações Exteriores, que inclui desde o alistamento de eleitores até a transmissão dos votos, mobiliza não apenas servidores do Itamaraty, mas também as comunidades brasileiras. Para 2022, há mais de 600 mil eleitores alistados no exterior”. O documento é assinado pela embaixadora Maria Celina de Azevedo Rodrigues, presidente da entidade.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Ministério do Esporte quer a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol

Futebol. O Ministério do Esporte, comandado por André Fufuca, entrará em contato com a CBF para pedir a paralisação do…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Definido o dia dos desfiles das escolas mirins na Sapucaí

Rio. Durante plenária que reuniu dirigentes e representantes das agremiações filiadas à Associação das Escolas de Samba Mirins, ficou estabelecido…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Laroyê, Boi Vermelho! UPM solta vídeo sobre o enredo 2025 e empolga torcida

Laroyê, Boi Vermelho! UPM solta vídeo sobre o enredo 2025 e empolga torcida. Escola vai abrir o Carnaval do Grupo…

2 horas ago
  • Música

Satânico e suruba: cantor Leonardo analisa show da Madonna no Rio

Satânico e suruba: cantor Leonardo analisa show da Madonna no Rio. Sertanejo está sendo alvo de críticas e elogios nas…

2 horas ago
  • Brasil

Chuvas castigam 30 cidades do Maranhão

Chuvas. Não é somente o Rio Grande do Sul que está sofrendo com enchentes. Cerca de trinta cidades do Maranhão também…

2 horas ago
  • Rio de Janeiro

Mulher morre na mesma agência bancária de ‘tio Paulo’

De novo. Uma mulher de 60 anos morreu na mesma agência bancária em que Paulo Roberto Braga, que ficou conhecido como…

3 horas ago