Derrota para o governo: Câmara aprova convocação de Guedes

Paulo Guedes. Foto: Valter Campanato – Agência Brasil

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 283 votos a 117, o pedido de retirada de pauta do requerimento de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para prestar esclarecimentos sobre uma offshore, onde é apontado como sócio, em um paraíso fiscal nas ilhas Virgens Britânicas.

O líder do governo Bolsonaro na Casa, o deputado Federal Ricardo Barros (PP), tentou transformar a convocação em convite:

“O ministro Paulo Guedes se comprometeu a estar aqui voluntariamente na próxima quarta-feira, não vejo nenhuma razão para não adotarmos o procedimento de praxe das comissões, que é transformar a convocação em convite”, sustentou Barros.

O Plenário analisou e aprovou requerimento de convocação, na tarde desta quarta-feira (6). Agora, Guedes é obrigado a comparecer e será questionado por todos os partidos da Câmara em plenário.

A notícia sobre a offshore foi publicada pela revista Piauí e pelo site Poder 360, que integram o consórcio internacional de jornalistas investigativos.  O grupo teve acesso a milhões de documentos sobre offshores em paraísos fiscais, na chamada Pandora Papers. O vazamento também apontou empresa no exterior em nome do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

+ Bolsonaro decide depor; inquérito investiga denúncias de Moro

+ Bolsonaro: ‘As leis são para que eles se mantenham na linha e não nós’; assista

+ RJ: youtuber Luciana Farias morre aos 20 anos

+ Paraíso fiscal: Câmara convoca e Senado convida Guedes e presidente do BC

+ Ministro da Educação sobre criação de universidades no Brasil: ‘Esqueceram do alicerce’

+ Curtinhas: Decoro? Queiroga justifica dedo do meio para manifestantes

+ Juntas, Record e SBT não alcançam média da Globo; veja a audiência de 5 de outubro

+ Prefeito de SP condiciona Carnaval em 2022 com indicadores da Covid

Comentários

 




    gl