Desemprego atinge 8,5 milhões de brasileiros em fevereiro, aponta IBGE

Fila de trabalhadores para vaga de emprego. Foto: Pedro Ventura/Fotos Públicas

Fila de trabalhadores para vaga de emprego. Foto: Pedro Ventura/Fotos Públicas

A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. Os dados foram divulados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre imediatamente anterior (encerrado em novembro de 2023). Por outro lado, ficou abaixo dos 8,6% do trimestre findo em fevereiro do ano passado.

A população desocupada ficou em 8,5 milhões, alta de 4,1% na comparação trimestral (ou seja, com novembro de 2023) e queda de 7,5% na comparação anual (ou seja, com fevereiro do ano passado). A população ocupada (100,25 milhões) manteve-se estatisticamente estável no trimestre, mas cresceu 2,2% no ano.

A massa de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 38 milhões, sem variação significativa na comparação trimestral. Esse número inclui os trabalhadores domésticos.

Os brasileiros empregados recebem, em média, R$ 3.110 — uma alta de 1,1% no trimestre e de 4,3% na comparação anual. O valor é o maior desde o trimestre encerrado em novembro de 2020.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

 




    gl